Bahia

Palestra marca encerramento da Campanha Novembro Azul no HGCA

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) não mediu esforços para promover ações significativas durante o mês, visando disseminar informações e incentivar os homens a cuidarem da sua saúde.

01/12/2023 16h18
Palestra marca encerramento da Campanha Novembro Azul no HGCA
Foto: divulgação

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) não mediu esforços para promover ações significativas durante o mês, visando disseminar informações e incentivar os homens a cuidarem da sua saúde.

Nesta quinta-feira, 30, uma palestra com o urologista Roberto Rossi, no auditório da unidade, marcou o encerramento das atividades. Outro momento significativo ocorreu na recepção do Ambulatório. O Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e o Serviço de Psicologia da unidade se uniram para proporcionar um momento de diálogo e troca de informações valiosas com a comunidade. A ação contou com o apoio do médico urologista Eduardo Cerqueira. A roda de conversa intitulada como “Um Dedo de Prosa sobre a Saúde do Homem” foi realizada com os pacientes e os profissionais da saúde abordaram diversos temas relacionados à saúde masculina, com foco especial no câncer de próstata. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e receber informações valiosas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

De acordo o Dr. Eduardo Cerqueira “Esse exame é fundamental para a saúde masculina, pois permite a detecção precoce de diversas doenças, incluindo o câncer de próstata. Muitos homens evitam fazer o exame urológico por medo ou desconhecimento, mas é importante ressaltar que a prevenção é sempre o melhor caminho. O exame urológico consiste em duas partes principais: o toque retal e o exame de sangue para dosagem do PSA. O trabalho realizado no Hospital Clériston Andrade é fundamental para garantir informação à população sobre a saúde urológica. Estou orgulhoso em fazer parte dessa equipe comprometida em oferecer conhecimento e melhorar a vida dos pacientes”, afirmou no médico.

Uma outra ação ocorrida em novembro no HGCA contou com estudantes de uma faculdade privada, que em um stand na recepção da unidade distribuíram folders informativos, abordaram temas como a importância do exame urológico, os sinais de alerta do câncer de próstata e dicas para manter uma vida saudável. Além disso foram ofertadas consultas com urologista destinadas aos colaboradores do hospital. Essa ação especial reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças urológicas, promovendo a saúde e o bem-estar dos servidores.

*GOV BA

Comentários

Leia também

Bahia
Estância Fernandez é lançada com festa na Bahia

Estância Fernandez é lançada com festa na Bahia

Evento contou com grandes profissionais do setor imobiliário
Bahia
Ônibus capota próximo ao rio Pardo e deixa cinco mortos no Sudoeste baiano

Ônibus capota próximo ao rio Pardo e deixa cinco mortos no Sudoeste baiano

Acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (22), entre Itapetinga e Potiraguá ...
Bahia
Rodovias baianas tem mais de 20 trechos com interdições por conta das fortes chuvas

Rodovias baianas tem mais de 20 trechos com interdições por conta das fortes chuvas

Veja os trechos com o tráfego interditado e parcialmente interditado