Feira de Santana

Pai de criança autista é exemplo de cuidado e dedicação

A criança é acompanhada pelo CER-TEA

13/08/2023 06h18
Pai de criança autista é exemplo de cuidado e dedicação

A presença do pai no acompanhamento do pequeno Miguel, de apenas 4 anos, contribuiu para o desenvolvimento da fala e de diversas habilidades cognitivas da criança que é autista. Para celebrar este domingo (13), quando é comemorado o Dia dos Pais, o autônomo Alan Rodrigues é destacado como exemplo de figura paterna.

Alan descreve a experiência de ser pai de uma criança atípica como única e extraordinária. De acordo com ele, a aceitação do diagnóstico não foi problema, no entanto, a notícia teve um grande impacto.

“É o meu primeiro filho e no princípio foi difícil lidar com o diagnóstico, mas não deixa a desejar em nada de uma criança que chamam de típica. É uma satisfação ver o desenvolvimento dele, sair para trabalhar e ao voltar ser recebido por ele dizendo que estava com saudade, que me ama, acompanhar nas atividades que ele gosta não tem preço”, afirma.
Ainda de acordo com o pai, a tarefa é desafiadora, mas muito satisfatória e faz questão de estar sempre presente. Por isso, acompanha sempre nas consultas e é participativo nas atividades em casa.

“Ter um filho autista é desafiador, é ter todo dia uma nova experiência, tanto para ele com o mundo, quanto para nós como pais. Com ele nada se repete. A maior estrela é a minha esposa que deixou de trabalhar para cuidar dele, uma decisão que tomamos em conjunto”, enfatiza.
A criança é acompanhada pelo Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER – TEA) e os estímulos e atividades reproduzidas pelos pais em casa contribuíram para o desenvolvimento da fala da criança, que inicialmente era não verbal.

As brincadeiras em casa são sempre voltadas aos estímulos sensoriais e cognitivos. As atividades são relacionadas ao hiperfoco.

“Ele tem hiperfoco em carros, então no aprendizado dos números e das letras sempre introduzimos carrinhos de brinquedo. As atividades motoras procuramos aprimorar com alguns exemplos na internet associados ao gosto dele e das orientações dos profissionais. Ficamos felizes em ter uma assistência de qualidade e um resultado que talvez em outro lugar não teríamos. Procuramos seguir tudo à risca. Não adianta os pais acreditarem que somente o atendimento aqui é suficiente. É preciso estimular a criança em casa”, observa o pai do Miguel.

Alan Rodrigues completa ainda que a paternidade é motivo de orgulho e felicidade para ele. Mas lamenta pelos pais que se afastam de seus filhos devido a um diagnóstico e acabam perdendo o que há de melhor. “Seu filho não é um objeto, é um ser. Meu filho é o maior motivo de orgulho”, ressalta.

CER-TEA

O Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER – TEA) é um órgão mantido pela Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Inaugurado em 2021, o CER-TEA oferece diversos serviços de atendimento para crianças autistas como psicólogo, psicopedagogia, psicomotricidade, nutricionista, assistência social e educação física. O paciente deve ser encaminhado pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil).

O funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, localizado na rua Itacarambi, no bairro Muchila, ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mutirão oferecerá exames de doppler de carótidas e vertebrais gratuitos

Mutirão oferecerá exames de doppler de carótidas e vertebrais gratuitos

Os horários de atendimento serão no sábado (04) pela tarde e domingo (05) pela manhã,...
Feira de Santana
Projetos da Artêmia Pires e Joia da Princesa são destaques nos últimos meses de governo Colbert

Projetos da Artêmia Pires e Joia da Princesa são destaques nos últimos meses de governo Colbert

Carlos Brito destacou uma série de propostas já em estágio avançado de planejamento...
Feira de Santana
Será que ainda é possível revisar a aposentadoria? Advogada previdenciária explica

Será que ainda é possível revisar a aposentadoria? Advogada previdenciária explica

Há uma série de situações que podem indicar a necessidade de revisão da aposentadoria...