Paciente de Feira com varíola dos macacos já deixou isolamento
O paciente deixou o isolamento e passa bem
Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos nesta quarta-feira (10). O paciente é um homem, de 29 anos, residente do município, que apresentou os sintomas há 21 dias e já fez o exame.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Carlita Correia, o paciente já deixou o isolamento e passa bem. Outro caso com suspeita foi confirmado nesta quarta. O paciente fez a coleta para testagem, contabilizando um total de quatro exames que aguardam o resultado no município.
Segundo a coordenadora Carlita, a principal forma de transmissão é através do contato direto com um infectado, contudo também há o risco de transmissão por góticulas, evidenciando a necessidade de utilizar máscaras para prevenção.
“A segurança é que o individuo que for acometido por essa doença tenha essa responsabilidade social de cumprir com o isolamento. O não cumprimento é considerado como um crime de saúde pública”, ratifica Carlita.
Dentre os sintomas estão febre, às vezes acompanhada de dores musculares, e lesões corporais, que se transformam em crostas.