Política

Pacheco descarta acelerar votação de novas regras para as eleições de 2024

Para que o pacote de alterações passe a valer já no próximo pleito, o texto precisa ser sancionado até o próximo dia 5 de outubro

15/09/2023 08h11
Pacheco descarta acelerar votação de novas regras para as eleições de 2024
Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), disse, nesta quinta-feira (14), que não vai correr para aprovar a minirreforma eleitoral. A matéria ainda está em discussão na Câmara dos Deputados e precisaria ser sancionada até o próximo dia 5 de outubro, para que passe a estar em vigor já nas eleições de 2024.

“É algo complexo, é um Código Eleitoral inteiro. Nós temos que avaliar se é possível fazer isso em duas semanas ou não. De qualquer forma, nós não podemos produzir uma legislação na pressa. Vamos identificar se o todo ou se parte pode ser discutido no mês de setembro”, disse.

A intenção de Pacheco é que o pacote, que afrouxa a legislação para beneficiar os partidos, possa ser anexado ao Novo Código Eleitoral que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. “O que eu considero necessário é que entreguemos um projeto de lei amadurecido. Se, por ventura, for possível conciliar o trabalho bem feito com a eleição de 2024, ótimo. Se não for possível, paciência. A prioridade é entregar um projeto de lei bem amadurecido”, acrescentou

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Ministro da Previdência é convidado a explicar fraudes no INSS

Ministro da Previdência é convidado a explicar fraudes no INSS

Convocação ocorre após denúncia de R$ 6 bilhões em perdas
Política
Líder do PL diz que não vai se explicar a Flávio Dino

Líder do PL diz que não vai se explicar a Flávio Dino

Artigo 53 da Constituição Federal estabelece a inviolabilidade de deputados e senadores,...
Política
Moraes concede prisão domiciliar a Collor; ex-presidente usará tornozeleira eletrônica

Moraes concede prisão domiciliar a Collor; ex-presidente usará tornozeleira eletrônica

Decisão do ministro ainda restringe visitação. Collor comprovou doença de Parkinson...