Saúde

Outubro Rosa: Homens também devem se atentar ao câncer de mama, alerta especialista

A estimativa é de que 66.200 novos casos da doença sejam registrados anualmente no Brasil, sendo cerca de 1% deste total em homens.

26/10/2024 06h06
Outubro Rosa: Homens também devem se atentar ao câncer de mama, alerta especialista

Apesar de ser amplamente associado às mulheres, o câncer de mama também pode acometer homens, ainda que em menor escala. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que 66.200 novos casos da doença sejam registrados anualmente no Brasil, sendo cerca de 1% deste total em homens.

“Embora o número de casos entre homens seja pequeno, cerca de 600 por ano, a maior preocupação é que, em geral, o diagnóstico em homens acontece em estágios mais avançados”, alerta o Dr. João Batista de Cerqueira, urologista.

Dr. João explicou que os homens, embora não tenham mamas desenvolvidas, possuem tecido mamário onde o câncer pode se desenvolver.

“Homens e mulheres têm tecido mamário com a mesma origem epitelial, e é nesse tecido que o câncer pode surgir. Apesar de ser raro, ele pode acometer homens e é fundamental que todos estejam atentos aos sinais.”

O principal sinal a ser observado é o surgimento de caroços na região das mamas. “É fácil perceber nódulos, ou caroços, como popularmente chamamos. Se surgir, o homem deve procurar imediatamente um profissional de saúde para o diagnóstico e, posteriormente, o tratamento”, destaca o especialista.

O Dr. João também chamou a atenção para a importância do autoexame entre os homens.

“A prevenção é mais fácil no homem porque o tecido mamário tem menos gordura, o que facilita a identificação de nódulos. Contudo, a falta de informação ainda é um grande desafio para o diagnóstico precoce.”

Assim como nas mulheres, os fatores genéticos são um importante indicador de risco. “Se há histórico de câncer de mama na família, tanto homens quanto mulheres devem ficar atentos. Existem genes, como o BRCA1 e BRCA2, que podem predispor o desenvolvimento do câncer tanto em homens quanto em mulheres”, explicou Dr. João.

O tratamento para o câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres, incluindo cirurgia, radioterapia e tratamento oncológico. Contudo, como o diagnóstico tende a ser tardio, muitas vezes é necessário realizar uma mastectomia radical.

“Infelizmente, quando o câncer é descoberto no homem, ele geralmente já está em estágio avançado, exigindo a retirada total da glândula mamária”, ressaltou o médico.

Dr. João encerrou a entrevista destacando a importância da conscientização e da educação sobre o tema.

“A informação é uma luz. Quanto mais conhecimento, mais fácil se torna identificar o problema e buscar tratamento. Não devemos ter preconceito em realizar o autoexame mamário, assim como no caso da próstata. O diagnóstico precoce salva vidas.”

O Outubro Rosa, tradicionalmente focado na conscientização sobre o câncer de mama feminino, também serve como um alerta para os homens.

“É um percentual pequeno, mas ninguém está livre de fazer parte dessa estatística de 1% dos homens que podem desenvolver câncer de mama. Fiquem atentos”, finalizou o médico.

Comentários

Leia também

Saúde
Óculos de sol: Oftalmologista esclarece mitos e verdades sobre a proteção ocular

Óculos de sol: Oftalmologista esclarece mitos e verdades sobre a proteção ocular

O uso de óculos de baixa qualidade pode acelerar o desenvolvimento de condições como...
Saúde
Especialistas dão dicas para cuidar da saúde intestinal durante as festas de fim de ano

Especialistas dão dicas para cuidar da saúde intestinal durante as festas de fim de ano

Especialista explica que ativos como probióticos, probióticos, enzimas e fitoterápicos...
Saúde
Cardiologista alerta sobre desafios e cuidados essenciais para manter a saúde em 2025

Cardiologista alerta sobre desafios e cuidados essenciais para manter a saúde em 2025

O cardiologista Dr. Israel Reis destacou que o tema central seria o "desafio de se manter...