Saúde

Outubro Rosa: Ginecologista destaca avanços na prevenção do câncer de mama e de colo do útero

A médica enfatizou a importância da informação, do autocuidado e das novas tecnologias que estão revolucionando o rastreamento dessas doenças.

05/10/2025 10h43
Outubro Rosa: Ginecologista destaca avanços na prevenção do câncer de mama e de colo do útero

Durante o quadro Mulheres em Pauta, a ginecologista Dra. Márcia Suely, da Clínica Vitalis, destacou os principais avanços na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, dentro da campanha Outubro Rosa. A médica enfatizou a importância da informação, do autocuidado e das novas tecnologias que estão revolucionando o rastreamento dessas doenças.

“O Outubro Rosa continua sendo extremamente atual, porque ainda precisamos falar de prevenção e diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o câncer é identificado, maiores são as chances de cura”, explicou a ginecologista.

Entre as novidades, Dra. Márcia destacou a mudança na idade recomendada para a realização da mamografia. Antes, o Ministério da Saúde orientava o exame a partir dos 50 anos. Agora, o rastreamento passa a ser indicado a partir dos 40 anos, conforme práticas adotadas em países desenvolvidos e pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

“Essa mudança é fundamental, pois cerca de 23% dos casos de câncer de mama ocorrem entre os 40 e 50 anos. Com a nova faixa etária, será possível diagnosticar mais cedo e ampliar as chances de cura”, ressaltou.

Outra alteração importante é a ampliação da faixa etária limite, que agora vai até os 74 anos. Segundo a médica, 60% dos casos de câncer de mama acontecem entre os 47 e 74 anos, o que torna essa atualização “extremamente louvável”.

A especialista também destacou o papel da tecnologia na detecção precoce, como a mamografia 3D, que oferece imagens mais detalhadas, menos desconforto para a paciente e maior precisão nos resultados.

“Hoje contamos com a mamografia digital e a tomossíntese, que melhoram a qualidade do diagnóstico e tornam o exame mais confortável. Além disso, a telemedicina permite que especialistas em diferentes regiões do país façam o laudo, agilizando o resultado”, explicou.

Dra. Márcia ainda mencionou o uso da inteligência artificial como uma ferramenta em crescimento na medicina diagnóstica. “A IA auxilia na análise de milhares de mamografias, tornando o processo mais rápido e preciso”, pontuou.

Em relação ao câncer de colo de útero, a médica explicou que o Ministério da Saúde está implementando o exame de DNA HPV, que deve substituir gradualmente o Papanicolau como método principal de rastreamento até 2026.

“O teste de DNA HPV é um exame de biologia molecular que detecta o risco da mulher desenvolver o câncer antes mesmo do surgimento de lesões. Ele adianta o diagnóstico em até 10 anos e, se o resultado for negativo, o rastreamento pode ser feito a cada cinco anos”, destacou.

Ela acrescentou que o Papanicolau continuará sendo utilizado em casos nos quais o HPV é detectado, complementando o diagnóstico com exames como a colposcopia.

“Na Clínica Vitalis, nós já realizamos o teste de HPV há mais de quatro anos, antes mesmo dessa atualização do Ministério. O Brasil agora se junta a outros países que caminham para reduzir e até eliminar esses tipos de câncer através de diagnósticos mais precisos”, comemorou.

A médica reforçou a importância da vacinação contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 13 anos, mas lembrou que mulheres de até 45 anos também podem se vacinar.

“A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção. E os meninos devem ser vacinados também, já que são portadores do vírus e muitas vezes não apresentam sintomas. A imunização dos dois sexos é fundamental para frear a transmissão”, alertou.

Além dos exames, Dra. Márcia ressaltou que hábitos saudáveis têm papel essencial na prevenção de diversos tipos de câncer.

“Os maiores fatores de risco são obesidade, sedentarismo, álcool, cigarro e estresse. Cuidar da alimentação, praticar atividade física e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são atitudes simples que fazem uma enorme diferença”, afirmou.

A ginecologista deixou um recado especial às mulheres: “Mulheres, se cuidem. Para cuidarmos dos outros, precisamos primeiro cuidar de nós mesmas. Procurem seu ginecologista pelo menos uma vez por ano, façam seus exames, vacinem seus filhos e busquem informações confiáveis. A prevenção salva vidas”, reforçou.

A Dra. Márcia Suely atende na Clínica Vitalis, localizada no Edifício Premier, em Feira de Santana, e anunciou que em breve a unidade contará com uma mastologista, ampliando o atendimento voltado à saúde da mulher.

“Estamos sempre em busca de oferecer um serviço completo para que nossas pacientes possam fazer todos os exames e acompanhamentos no mesmo lugar”, concluiu.

Comentários

Leia também

Saúde
UBS passam a emitir autorização para retirada de absorventes do Programa Dignidade Menstrual

UBS passam a emitir autorização para retirada de absorventes do Programa Dignidade Menstrual

A medida foi anunciada pela secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério...
Saúde
Especialistas destacam importância da educação sexual nas escolas

Especialistas destacam importância da educação sexual nas escolas

O diálogo precoce é fundamental e que o tema deve estar presente desde os primeiros anos...
Saúde
Comorbidades dificultam a cicatrização de feridas, alerta estomaterapeuta

Comorbidades dificultam a cicatrização de feridas, alerta estomaterapeuta

Doenças como diabetes, hipertensão e obesidade estão entre as principais causas de feridas...