Outubro Rosa: Fundação Hospitalar amplia atendimento e convida mulheres para prevenção
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana convida todas as mulheres a aproveitarem a campanha do Outubro Rosa e garantirem seus exames preventivos, essenciais para a saúde e bem-estar.
Em meio ao Outubro Rosa, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana tem se destacado na promoção de atendimentos para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Em entrevista ao De Olho na Cidade, a presidente da fundação, Gilberte Lucas, compartilhou informações sobre a campanha, que se iniciou no dia 5 de outubro e vai até 30 de outubro.
“A gente abriu a campanha no dia cinco de outubro e vem atendendo diariamente várias mulheres. A expectativa é atender quase quinze mil mulheres até o final do mês”, afirmou Gilberte. Até agora, mais de 6.500 atendimentos já foram realizados, um reflexo do aumento na demanda por esses serviços.
Gilberte destacou que, este ano, a Fundação expandiu suas unidades de atendimento. “Em 2023, a gente tinha apenas o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer e um ambulatório do Hospital da Mulher. Este ano, abrimos mais duas portas de atendimento: o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem da Baraúnas e o Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Rua Caetité, Jardim Cruzeiro”, explicou.
O atendimento inclui consultas ginecológicas, exames preventivos e mamografias, com um sistema de agendamento que considera a triagem das pacientes.
“Essas pacientes fazem uma triagem e saem com todos os exames agendados. Muitas vezes, elas já vêm para fazer uma mamografia e saem com o preventivo agendado”, ressaltou.
Para as mulheres que desejam participar da campanha, a presidente ofereceu orientações sobre como acessar os serviços.
“As marcações estão sendo feitas pela rede do município através do Feira Conectada, mas também diretamente nas unidades da Fundação”, informou Gilberte. As unidades disponibilizam atendimento sem a necessidade de agendamento pelo aplicativo, visando atender aquelas que têm dificuldades com a tecnologia.
Gilberte também se mostrou atenta às necessidades das mulheres da zona rural e dos distritos, garantindo que a Fundação está realizando mutirões em parceria com as unidades básicas de saúde.
“É importante reforçar que a campanha vai até o final de outubro, pois em novembro já entraremos com o Novembro Azul, focando na saúde do homem”, antecipou.
Por fim, a presidente da fundação se colocou à disposição da comunidade. “Qualquer paciente que tiver dificuldade em sua unidade da atenção básica pode entrar em contato com a fundação. O que queremos é atender um público maior na campanha e sempre oferecer mais unidades para esse tipo de atendimento especializado”, concluiu Gilberte Lucas.