Otto Alencar reflete sobre o julgamento de Bolsonaro e as repercussões nas eleições de 2026
Otto destacou a importância de seguir os trâmites legais do processo e defendeu que ainda é cedo para antecipar qualquer desfecho.
O senador Otto Alencar (PSD) abordou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu, e as repercussões que isso pode ter na política nacional. Otto destacou a importância de seguir os trâmites legais do processo e defendeu que ainda é cedo para antecipar qualquer desfecho.
“Ele se tornou réu, mas terá direito à defesa. O fato de ser réu não significa que será condenado. Lamento toda essa situação, pois crises políticas prejudicam a imagem do Brasil no exterior. Já passamos por vários momentos difíceis, como o impeachment da Dilma, e esse é mais um capítulo”, disse o senador, mostrando preocupação com os reflexos negativos dessa crise na imagem do Brasil no cenário internacional.
Otto Alencar também reforçou sua posição de oposição ao governo Bolsonaro e fez duras críticas à condução da gestão do ex-presidente durante a pandemia de Covid-19.
“Eu fui adversário dele durante os quatro anos. Nunca fiz questão de cumprimentá-lo, pois ele negou a ciência e a vacinação, o que levou à morte de milhares de brasileiros, principalmente os mais pobres. Trabalhei muito na CPI da Covid para mostrar isso”, ressaltou, relembrando o trabalho realizado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as ações do governo federal durante a crise sanitária.
O senador também foi questionado sobre o cenário das eleições de 2026, com especulações sobre uma possível chapa envolvendo o ministro da Casa Civil Rui Costa e o senador Jaques Wagner. No entanto, Otto evitou entrar em detalhes ou fazer previsões sobre o futuro eleitoral.
“Ainda está longe. Anote essa data: 29 de março de 2026, e pergunte novamente”, brincou, sinalizando que o cenário ainda está indefinido e que há muito tempo até a definição de possíveis candidaturas.
*Com informações de Jorge Biancchi