Saúde

Órgãos da Fundação Hospitalar realizaram quase 5 mil procedimentos no Outubro Rosa

Foram 581 preventivos e mais de 600 mamografias, além do agendamento de mais de 1.500 exames no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), e 2.200 exames no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI).

10/11/2022 16h19
Órgãos da Fundação Hospitalar realizaram quase 5 mil procedimentos no Outubro Rosa
Foto: Secom/Reprodução

Durante todo o mês de outubro, quando foi intensificado o Outubro Rosa, movimento voltado aos cuidados a saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, os órgãos da Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizaram quase 5 mil procedimentos. Foram 581 preventivos e mais de 600 mamografias, além do agendamento de mais de 1.500 exames no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), e 2.200 exames no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI). A oferta em atendumentos ambulatoriais, consultas e exames foi intensificada entre os dias 8 e 31 de outubro.

Para Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, o saldo da Campanha Outubro Rosa foi extremamente positivo. Os serviços e atendimentos foram ampliados especialmente no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer ( CMPC) e no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI).

“Concentramos nossa atenção no combate ao câncer de mama e do colo do útero durante a Campanha do Outubro Rosa e agora iremos voltar a trabalhar com muito afinco também na Campanha Novembro Azul, com o objetivo de combater o câncer da próstata”, ressaltou.

Segundo Kênia Lasse, coordenadora do CMPC, além das consultas e exames, ações de conscientização foram intensificadas como forma de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Além dos procedimentos rotineiros, agendamos mais de 1.500 preventivos somente na campanha, e realizamos ações como palestras, distribuição de material educativo, consultas e acompanhamentos para os usuários agendados através da rede pública municipal de saúde”, pontuou.

Já no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI), o exame mais solicitado durante a campanha foi a mamografia, realizada em 1.137 pacientes. O órgão também registrou 352 USG Transvaginal, 222 USG Axila Esquerda, 222 USG Axila Direita, 127 USG Tireóide, 221 USG de Mamas Bilateral e 1.137 Mamografias. A diretota Madalena Sobral lembra que o atendimento foi ampliado aos sábados durante o mês de outubro.

“O público-alvo para essa oferta foram pacientes do sexo feminino, residentes em Feira de Santana, com idade entre 50 e 69 anos. Pela quantidade de solicitações tivemos que ampliar o atendimento através de mutirões aos sábados, e ainda assim aumentamos a quantidade de mamografias de 40 para 80 por dia em dois turnos estendidos, com atendimentos dás 7h às 19h”, revelou.

*Prefeitura Municipal de Feira/SECOM

Comentários

Leia também

Saúde
Especialista afirma que homens resistem mais na hora de cuidar da saúde mental

Especialista afirma que homens resistem mais na hora de cuidar da saúde mental

A taxa de suicídio é maior entre homens. Fatores sociais e culturais podem estar relacionados....
Saúde
Meningite meningocócica pode levar à morte em 24 horas, alerta infectologista

Meningite meningocócica pode levar à morte em 24 horas, alerta infectologista

Doença pode ser prevenida por meio da vacinação
Saúde
Câncer-colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens

Câncer-colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens

Para melhor chance de cura é importante ter diagnóstico precoce