Operação Vaquejada de Serrinha reforça segurança nas estradas e registra redução de acidentes graves
A ação, que teve início no dia 4 de setembro, foi focada no aumento da fiscalização em pontos estratégicos para garantir a segurança de motoristas e reduzir a ocorrência de acidentes graves
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu no domingo (08) a Operação Vaquejada de Serrinha, considerada a maior operação local da Delegacia da PRF de Feira de Santana. A ação, que teve início no dia 4 de setembro, foi focada no aumento da fiscalização em pontos estratégicos para garantir a segurança de motoristas e reduzir a ocorrência de acidentes graves, com resultados expressivos.
De acordo com a inspetora da PRF Lívia Marcelino, responsável pela operação, o sucesso foi garantido principalmente pelo aumento do efetivo e pela intensificação dos testes de alcoolemia, que visaram prevenir sinistros graves.
“Todo o planejamento foi focado nas possíveis causas de aumento de acidentes, como a combinação de álcool e direção e o uso de motocicletas”, explicou.
A inspetora destacou que a operação contou com o apoio do Grupo Regional de Motociclismo da Superintendência, reforçando a fiscalização com viaturas de duas e quatro rodas. Ao todo, foram realizados 925 testes de alcoolemia, e 1.078 veículos e 1.393 pessoas foram fiscalizados.
Resultados Operacionais
Durante a operação, foram confeccionados cinco boletins operacionais policiais, resultando em dois cumprimentos de mandado de prisão, além de uma ocorrência de receptação de motocicleta roubada, identificada pelos agentes. No total, oito sinistros foram registrados, sendo que três resultaram em ferimentos graves e houve o registro de um óbito.
“O acidente com vítima fatal foi um colisão frontal entre um automóvel e uma carreta, nas proximidades da cidade de Araci. No entanto, as investigações apontam que o veículo envolvido não estava retornando da vaquejada, mas de um outro evento na região”, esclareceu a inspetora.
Impacto Positivo
Apesar do acidente fatal, a inspetora Lívia Marcelino avaliou a operação de forma positiva, especialmente pela redução no número de sinistros graves.
“Quando intensificamos a fiscalização do uso de bebida alcoólica ao volante, conseguimos resultados significativos na redução da gravidade dos acidentes e na sensação de segurança para as pessoas que frequentaram o evento”, afirmou.
*Com informações do repórter Rafael Marques