Polícia

Operação Reciclagem desarticula grupo investigado por vários homicídios na região de Vila Canária

Lideranças foram alcançadas em Salvador e no interior da Bahia. Armas, drogas, munições, granadas, anotações, uma quantia em dinheiro, uma câmera de monitoramento e celulares foram apreendidos durante as diligências

19/02/2025 10h27
Operação Reciclagem desarticula grupo investigado por vários homicídios na região de Vila Canária
Foto: Ascom-PCBA/Priscila Carvalho

Deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na madrugada desta quarta-feira (19), a Operação Reciclagem desarticulou um grupo investigado por diversos homicídios na região de Vila Canária. Oito pessoas que estavam com mandados em aberto foram presas em diferentes bairros de Salvador, sete ordens judiciais foram cumpridas no sistema prisional e cinco alvos confrontaram com as equipes policiais. Uma mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Investigações realizadas pelo DHPP apontaram que o grupo tem envolvimento nas mortes de Anderson dos Santos Nascimento Filho, ocorrida em março de 2023 em Vila Canária, a qual desencadeou a operação, de uma criança de 11 anos, em novembro de 2023 naquele mesmo bairro, de Cristiano Santos Reis, em São Marcos, e de Paloma Assis São Pedro, em Tancredo Neves.

Joseci Alves dos Santos, Breno Yuri dos Santos de Jesus, Jeferson Santos de Jesus e Leonardo Souza Reis também foram vítimas da quadrilha. Os crimes ocorreram em 2024 e têm relação com o tráfico de drogas.

Em Salvador os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros de Vila Canária, Vale dos Lagos, Pau da Lima e Castelo Branco. Um dos líderes do grupo, identificado como Luís Cláudio dos Santos Passo, foi localizado na cidade de Presidente Tancredo Neves. Ele resistiu à prisão e morreu durante confronto com os policiais.

O “braço direito” de Luís Cláudio, o Israel de Jesus dos Santos, e os gerentes da quadrilha Leonardo Oliveira Rebouças e Erick de Carvalho Rodrigues foram alcançados em Vila Canária e também confrontam com as equipes. Roberto Rivelino Miranda de Oliveira, apontado como “puxador de bonde”, foi localizado em Castelo Branco e morreu durante troca de tiros com os policiais.

Armas, drogas, munições, granadas, anotações, uma quantia em dinheiro, uma câmera de monitoramento e celulares foram apreendidos durante a operação, que contou com a participação de equipes do DHPP, dos Departamentos Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Polícia Metropolitana (Depom) e de Inteligência Policial (Dip), das Coordenações de Operação e Recursos Especiais (Core) e de Polícia Judiciária (COPJ), além de unidades especializadas da Polícia Militar e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Comentários

Leia também

Polícia
Homem é preso em flagrante por importunação sexual durante Micareta 2025

Homem é preso em flagrante por importunação sexual durante Micareta 2025

A vítima e o suspeito foram imediatamente encaminhados à Delegacia Especializada de Atendimento...
Polícia
Seap cumpre mandados de prisão durante a Micareta de Feira

Seap cumpre mandados de prisão durante a Micareta de Feira

Policiais penais efetuaram a prisão de duas pessoas após descumprirem medida cautelar...
Polícia
Jovem desaparecido há 12 dias é encontrado morto em matagal

Jovem desaparecido há 12 dias é encontrado morto em matagal

O reconhecimento inicial foi feito pelo padrasto e pelo tio da vítima, mas a identificação...