Operação Navio garante segurança para mais de 5 mil turistas que desembarcam de cruzeiros em Salvador
Orientações e atendimento bilíngue estão entre as atividades oferecidas aos visitantes que circulam pelo Centro Histórico entre outros pontos turísticos
Dois transatlânticos com mais de 5.300 pessoas, entre visitantes e tripulação, desembarcaram na manhã desta segunda-feira (4), no Terminal Náutico de Salvador, e foram recepcionados por policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e da Delegacia Especial de Atendimento Turístico (Deltur), empregados na Operação Navio 2024/2025.
Já chegaram à capital passageiros das embarcações HS Vega e MSC Seaview. Durante todo o verão, Salvador será ponto de desembarque para 63 transatlânticos com milhares de turistas de todo o mundo. A ação começou nesta segunda-feira e seguirá até 23 abril de 2025.
Cerca de mil profissionais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), do 18⁰ Batalhão de Polícia Militar (Centro Histórico), do Batalhão de Pronto Emprego Operacional (BPEO), 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (Comércio) e da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista atuam na Operação Navio.
A iniciativa conta com policiais militares e civis com amplo domínio em inglês, francês, espanhol, alemão, dentre outros idiomas. Viaturas de duas e quatro rodas e bases móveis circulam na área entre o Porto de Salvador e Centro Histórico, além de outros pontos turísticos da capital.
O capitão PM Aldo Souza, comandante da 1ª Companhia de Policiamento Turístico do BPTur, explicou que as equipes estão também nos pontos turísticos, como Farol da Barra, Stella Mares, Bonfim, entre outroslocais procurados pelos turistas.
Equipes do 18⁰ BPM também reforçam o policiamento no Centro Histórico e contam com câmeras de videomonitoramento e do Sistema de Reconhecimento Facial implementadas em áreas de grande circulação.