Bahia

Operação inédita busca eliminar coral invasor da Baía de Todos-os-Santos

Operação pioneira tenta conter espécie que prejudica ecossistemas marinhos

19/05/2025 12h00
Operação inédita busca eliminar coral invasor da Baía de Todos-os-Santos
Foto: Joá Souza/GOVBA

Uma mobilização inédita foi iniciada na sexta-feira (16), na Ilha de Itaparica, para remover colônias do coral exótico Chromonephthea braziliensis da Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa, liderada pela ONG Pró-Mar, em parceria com órgãos ambientais e universidades, visa conter o avanço da espécie, que ameaça os recifes locais e compromete o equilíbrio ecológico. A operação segue até terça-feira (20).

O coral, descoberto por pescadores há um ano, prejudica espécies nativas ao disputar espaço e liberar toxinas que causam danos aos organismos marinhos. A remoção é feita manualmente, com escovas de aço para limpar os recifes. Em áreas de difícil acesso, é utilizada uma solução de sal ácido, garantindo a eliminação do invasor.

Essa ação, pioneira em escala nacional, pode se tornar referência para outros estados. Além da retirada dos corais, está sendo elaborado um plano de conservação recifal. A força-tarefa envolve instituições públicas, centros de pesquisa e universidades de diferentes regiões do país.

Moradores e pescadores recebem capacitação para ajudar na identificação e controle do coral. A Baía de Todos-os-Santos abriga ecossistemas recifais essenciais para a pesca e a proteção costeira. Seis expedições recentes ajudaram a mapear a infestação e priorizar áreas para intervenção. Novas ações de monitoramento estão previstas para evitar o retorno da espécie.

Comentários

Leia também

Bahia
Cruz das Almas lidera gastos no São João; Jequié recebe a maior verba federal

Cruz das Almas lidera gastos no São João; Jequié recebe a maior verba federal

Municípios baianos vão investir R$ 453 milhões nas festas de 2025; 22 cidades tiveram...
Bahia
Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Centro-Sul MS/BA são prorrogadas até 27 de junho

Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Centro-Sul MS/BA são prorrogadas até 27 de junho

Entidades ainda podem inscrever projetos sociais que promovem o desenvolvimento local ...
Bahia
Acidente com carreta na BR-116 deixa mulher e bebê de 10 meses mortos

Acidente com carreta na BR-116 deixa mulher e bebê de 10 meses mortos

O acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (20)