Operação de combate à poluição visual recolhe 150 peças irregulares
As vistorias têm sido realizadas de forma constante, com o objetivo de combater a poluição visual e manter a estética urbana do centro da cidade.
Na noite desta quinta-feira (13), uma operação coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM) em conjunto com a Guarda Municipal realizou intensas fiscalizações no centro da cidade, visando a remoção de faixas, placas e banners irregulares.
As equipes de fiscalização percorreram as principais avenidas, como as Avenidas de Contorno, João Durval, Ayrton Senna, Getúlio Vargas, Olimpio Vital, Feiraguai e áreas próximas do Centro. Durante a ação, aproximadamente 150 peças de publicidade irregulares foram removidas.
As vistorias têm sido realizadas de forma constante, com o objetivo de combater a poluição visual e manter a estética urbana do centro da cidade. Os resultados obtidos até o momento têm sido positivos, de acordo com o fiscal Roberto Portugal.
“Essa operação abrangeu uma área maior do que a ação anterior, porém a quantidade de material recolhido foi menor em comparação”, afirma o fiscal.
Roberto Portugal também destaca a importância da Lei Ordinária 3191/2011, que proíbe a colagem, pintura ou colocação de cartazes em locais inadequados. Aqueles que descumprem a lei estão sujeitos a multas no valor de R$ 5.000,00. Caso o autor não seja identificado, a penalidade será aplicada ao responsável pela linha telefônica que consta no material.
A poluição visual é uma preocupação crescente nas cidades, pois afeta a estética urbana, prejudica a visibilidade e pode gerar confusão para os pedestres e motoristas.
*Ascom