Operação da Polícia Civil prende 4 pessoas em Feira de Santana
25 mandados de prisão foram expedidos
Equipes da Polícia Civil da Bahia estão nas ruas de Feira de Santana, Camaçari e Juazeiro desde a manhã desta segunda-feira (11), para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Trata-se do ‘Dia D’ do primeiro ciclo da Operação Paz, iniciada no dia 1º de setembro em 12 estados brasileiros. Já foram realizadas nove prisões em cumprimentos de mandados e outras três em flagrante. A ação é liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e conta com as forças policiais das unidades da federação envolvidas. O objetivo da operação é combater as Mortes Violentas Intencionais, agindo sobre os fatores que mais fomentam tais crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas.
Aqui em Feira de Santana, até o momento, duas pessoas foram presas e 25 mandados de prisão foram expedidos. Em entrevista ao De Olho na Cidade, a delegada da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin), Klaudine Passos, informou que as mortes violentas que ocorreram na cidade nos últimos dias, motivaram a ação.
O foco principal são as mortes violentas, de modo que hoje foi deflagrada a operação com a finalidade de cumprimento da prisão já deferida aqui na unidade, e bem como a formalização de algumas cauteladas das fases. Tivemos duas prisões de cunho civil, uma prisão por não ter pago pensão alimentícia, uma outra relacionada a um homicídio e a terceira foi apreensão de um adolescente. Nós temos uma série de mandados já expedidos. Hoje nós tivemos uma média de 20 mandados cumpridos”.
Ainda segundo a delegada, a operação também visa combater o tráfico de drogas em alguns bairros da cidade.
“Nós elegemos alguns dos principais bairros onde acontece muitos homicídios: Mangabeira, Confeição, Santo Antônio dos Prazeres, Asa Branca, Pedra do Descanso, Tomba e Fraternidade”, afirmou.
Na Bahia, o trabalho da Polícia Civil é orientado pela Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ).
Os mandados a serem cumpridos nesta segunda são resultado de investigações em curso e de informações de inteligência coletadas ao longo dos primeiros dias deste fase inicial. Além da Bahia, a Operação Paz conta com ações no Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.