Bahia

Operação Agro II: Polícia Civil prende envolvido e retira mais de meia tonelada de carne clandestina de circulação

A ação mobilizou cerca de 100 profissionais, incluindo 16 equipes da Polícia Civil, além de prepostos da Vigilância Sanitária de Salvador e da ADAB

24/10/2025 16h24
Operação Agro II: Polícia Civil prende envolvido e retira mais de meia tonelada de carne clandestina de circulação
Foto: Ascom-PCBA

Um mandado de prisão cumprido, mais de meia tonelada de carnes com indícios de origem clandestina apreendida, e dois estabelecimentos comerciais interditados. Esse foi o resultado da Operação AGRO II, deflagrada nesta sexta-feira (24) pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 37ª Delegacia Territorial (DT/São Sebastião do Passé) e do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).

A ação, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em furto de gado (abigeato) e a venda de carne clandestina, cumpriu diversas medidas judiciais em bairros de Salvador como Cajazeiras XI, Marechal Rondon, Nova Brasília, Plataforma, Lobato, Mata Escura, Paripe e Arenoso.

Durante a ação, um homem teve o mandado de prisão cumprido, sendo apontado como membro da organização criminosa. Mais de 500 quilos de carne sem comprovação de procedência e acondicionada em condições precárias foram apreendidos pela Vigilância Sanitária e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que realizará a destruição do produto, prevenindo riscos à saúde pública.

Dois açougues no bairro de Cajazeiras foram imediatamente interditados e um terceiro teve câmaras frigoríficas lacradas devido às graves irregularidades sanitárias, fiscais e à constatação de comercialização de produtos de origem duvidosa.

A operação mobilizou cerca de 100 profissionais, incluindo 16 equipes da Polícia Civil, além de prepostos da Vigilância Sanitária de Salvador e da ADAB, destacando a importância da integração no combate a crimes que afetam a segurança alimentar.

“A Operação Agro II é fundamental. Não se trata apenas de roubo de gado, mas de um grave crime contra a saúde pública. Retiramos de circulação uma grande quantidade de carne sem qualquer controle, que vinha sendo distribuída em açougues, colocando em risco a vida dos consumidores,” afirmou o Coordenador do Depom, delegado Edilson Magalhães.

A Polícia Civil segue com diligências para localizar outros alvos. Além da prisão e das apreensões, o bloqueio judicial de contas bancárias dos investigados visa à descapitalização da organização criminosa e o ressarcimento às vítimas.

“Quero alertar o consumidor baiano: a Operação AGRO II escancara o risco de comprar carne por preços muito abaixo do mercado. Essa é, muitas vezes, a primeira indicação de que o produto não tem procedência legal e foi obtido por meio de abigeato e abate clandestino. O preço extremamente baixo significa um grande risco para a sua saúde e segurança. Esses produtos não têm inspeção veterinária, podem estar contaminados e violam todas as normas de segurança alimentar”, explica o delegado titular da 37ª Delegacia Territorial de São Sebastião do Passé, Marcos César da Silva.

Comentários

Leia também

Bahia
Censo 2022 aponta Bahia como o terceiro estado com maior diversidade de povos indígena

Censo 2022 aponta Bahia como o terceiro estado com maior diversidade de povos indígena

Dados sobre Etnias e Línguas Indígenas do Censo 2022 foram divulgados nesta sexta-feira...
Bahia
Governo autoriza envio da Força Nacional para terras indígenas no sul da Bahia 

Governo autoriza envio da Força Nacional para terras indígenas no sul da Bahia 

Ministro Lewandowski definiu que operação tem prazo inicial de 90 dias nas Terras Indígenas...