Opep: estimativa para avanço na demanda por petróleo em 2022 e 2023 é mantida
A estimativa para o crescimento na demanda global pela commodity seguiu em 2,5 milhões de barris por dia (bpd) para 2022
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou, através de relatório mensal publicado nesta terça-feira (13), que sua estimativa para o crescimento na demanda global pela commodity ocorreu em 2,5 milhões de barris por dia (bpd) para 2022. Já para o ano seguinte, continua em 2,2 milhões de bpd.
Esse ano a demanda por petróleo foi revista para cima no terceiro trimestre, levada pelos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no entanto revista para baixo no quarto trimestre, com a desaceleração fora da OCDE e da atividade industrial fraca da China .
Para o ano que vem, a expectativa é de avanço de 300 bpd na demanda da OCDE e de 1,9 milhão de bpd fora desse grupo, mas a Opep ressalta que a projeção está sujeita a “muitas ocorrências” no quadro atual, por fatores como as medidas para conter a covid-19, sobretudo na China, e “as tensões geopolíticas em andamento”, com a guerra da Rússia na Ucrânia.
*Bahia.ba