Cultura

Oficinas gratuitas movimentam Museu de Arte Contemporânea

Cursos são oferecidos por iniciativa voluntária de artistas

22/12/2022 16h32
Oficinas gratuitas movimentam Museu de Arte Contemporânea
Foto: Divulgação/Secom

O terceiro dia das oficinas promovidas por artistas que compõem a exposição “Ocupação” movimentou o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) nesta quarta-feira, 21. O público jovem e adulto era maioria. A iniciativa oferece para a comunidade feirense a oportunidade de aprender mais sobre cultura e arte.

Um dos organizadores do evento, Dan Luz, destaca que são nove cursos gratuitos abertos para todos os públicos a partir de 12 anos. Algumas a partir de 16 anos. As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas presencialmente no museu no momento da aula – confira o cronograma abaixo. O aluno terá direito a certificado de carga horária digital.

Dan Luz considera que a iniciativa coletiva de promover oficinas para a comunidade é “uma forma de tornar esse movimento criado pela exposição Ocupação algo perene”. Ainda de acordo com ele, uma oficina de arte produz frutos “mais completos e abstratos que o simples fato de ensinar uma técnica. É uma troca rica que gera inquietação acerca de quem somos, acerca da nossa sociedade, que gera também um sentimento de transformação e poder transformar a realidade. Como diz Ferreira Gullar, a arte existe, porque a vida não basta”, citou.

Segundo Simone Rasslan, uma das organizadoras do projeto, a participação nas oficinas está cada vez mais diversificada. “É gratificante ver artistas experientes dividindo espaço com pessoas que estão experimentando seus primeiros contatos com as artes e como isso reverbera dentro e fora do museu. Ao mesmo tempo que ocorrem as oficinas, há um público visitante caminhando pelo museu e descobrindo um lugar vivo, desmistificando o olhar engessado de que o museu é um lugar sem movimento”, observa.

CONFIRA AS OFICINAS E OS RESPECTIVOS HORÁRIOS:

       22/12 (quinta-feira) | 05/01 (quinta-feira) – 14h às 17h

       Professoras: Tatiane Alves e Sandra Olazával

       5 e 6 de janeiro (quinta e sexta-feira) – 9h às 12h

       Professora: Ananda Nunes

       7/01 (sábado) – 9h30 às 10h30

       Professora: Simone Rasslan

       7/01 (sábado) – 10h30 às 11h30

       Professora: Mary

       12/01 (quinta-feira) – 14h às 16h30

       Professora: Ana Reis

      13/01 (sexta-feira) – 9h às 12h

      Professora: Nanda Brito

*Prefeitura de Feira/Secom

Comentários

Leia também

Cultura
Wagner Moura vence prêmio em Paris por O Agente Secreto

Wagner Moura vence prêmio em Paris por O Agente Secreto

Ator baiano leva Melhor Ator no Paris Film Critics Awards enquanto filme de Kleber Mendonça...
Cultura
“Fixação”: novo arrocha de Carol Marttins fala sobre amor que não sai da cabeça

“Fixação”: novo arrocha de Carol Marttins fala sobre amor que não sai da cabeça

O lançamento marca mais um passo importante na carreira da artista
Cultura
Trilogia do Reggae abre programação de fevereiro no Centro de Convenções de Feira de Santana

Trilogia do Reggae abre programação de fevereiro no Centro de Convenções de Feira de Santana

Show gratuito reúne Dionorina, Gilsam e Jôhras em homenagem ao legado de Jorge de Angélica...