Oficina de audiovisual será realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim a partir de março
Últimos dias para as matrículas que seguem abertas até o dia 26 de fevereiro
O projeto “Filmarte – Ver e Pensar a Sociedade com a Arte do Cinema” está com matrículas abertas para a Oficina de Audiovisual, com inscrições de 30 de Janeiro a 26 de Fevereiro. Os encontros serão ministrados por Lucas Santana, artista do audiovisual que também idealizou, produz e coordena, com aulas sempre aos sábados, durante quatro meses, de Março a Junho de 2023, na sala multiuso do Centro de Cultura Amélio Amorim em Feira de Santana. O horário das aulas é de 13h às 17h, com início no dia 04 de Março e término das atividades em 17 de Junho.
A oficina é voltada para pessoas que tenham 18 anos ou mais, com ou sem experiência na área, interessadas em aprender sobre as técnicas cinematográficas, sobre a história do cinema e que desejem experimentar possibilidades de criação e interpretação através dessa linguagem artística. São 20 vagas, com mensalidade no valor de R$ 100,00 (cem reais) e entrega de certificado de 64h. As inscrições poderão ser realizadas através do formulário online: https://forms.gle/oupva627utNk9NDf6
De acordo com pesquisa realizada pela empresa Google em 2020, 6 a cada 10 pessoas preferem ver um vídeo online a assistir à TV. O coordenador do projeto, que atualmente realiza pesquisas no campo do Cinema e do Ensino das Relações Étnico-raciais como estudante de especialização do IF Baiano – Campus Valença e do Mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais do PPGER/UFSB, afirma que “É preciso desmistificar a linguagem audiovisual de maneira ampla, possibilitando cada vez mais um acesso, consumo e produção autônoma, crítica e consciente para não que não sejam reproduzidos e aceitos discursos ou práticas que não condizem com os princípios da cidadania plena para todos”.
Desse modo, a oficina tem o formato de curso livre cujo objetivo é a realização de uma formação em audiovisual buscando fortalecer as noções de comunidade a partir de uma visão crítica e consciente sobre o mundo. Os encontros serão pautados pela construção de um ambiente que permita o desenvolvimento de uma participação reflexiva e criativa a respeito dos conteúdos abordados, tais como os aspectos técnicos e artísticos da linguagem cinematográfica. As atividades a serem desenvolvidas possuem como horizonte a valorização dos processos individuais e a realidade de cada participante, refletindo sobre as possibilidades e potências do audiovisual na construção de uma sociedade mais consciente dos seus direitos.
Serão concedidas 5 bolsas integrais para pessoas que seja estudantes de uma das seguintes modalidade de estudo: EJA (Ensino de Jovens e Adultos), Universidades Públicas, cursinhos pré-vestibulares populares e bolsistas de faculdades particulares. Para concorrer, as pessoas devem verificar os requisitos ao preencher o formulário, e optar pela solicitação de bolsa com envio do comprovante de matrícula atualizado.
Este projeto faz parte da “8ª Convocatória Ocupe Seu Espaço”, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA, através da Diretoria de Espaços Culturais. A convocatória busca impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento das políticas culturais na dimensão territorial da cultura.
Acompanhe maiores informações e o detalhamento das atividades do projeto através da página no Instagram: https://www.instagram.com/film.ar.te/