Odontomóvel leva saúde bucal às escolas estaduais de Feira de Santana a partir desta segunda (12)
A partir desta semana, a ação itinerante atenderá as comunidades escolares do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, no distrito de Maria Quitéria e do Colégio Estadual do Campo Padre Henrique Alves Borges, no distrito de Humildes
Serviço que integra o Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, realizado pelo Governo do Estado, via parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), o Odontomóvel está percorrendo as escolas estaduais de Feira de Santana para ofertar atendimentos odontológicos à comunidade escolar. A partir desta semana, a ação itinerante atenderá as comunidades escolares do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, no distrito de Maria Quitéria (de 12 a 14 de agosto), e do Colégio Estadual do Campo Padre Henrique Alves Borges, no distrito de Humildes (de 12 a 17 de agosto).
Com atendimento gratuito, o Odontomóvel oferece serviços como avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos. De fevereiro até o momento, já foram atendidos 50.835 estudantes de 322 unidades escolares, localizadas em 115 municípios baianos. Na semana passada, os atendimentos foram realizados no Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria e no Centro Educacional Cenecista Cônego Cupertino de Lacerda, no distrito de Bonfim de Feira.
O estudante Lucas Miranda, 13 anos, que cursa o 7º ano, no Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, falou com satisfação do atendimento recebido na unidade móvel. “Tem muito tempo que fui ao dentista e estava precisando de tratamento dentário. Hoje, tive a oportunidade de ser atendido de forma gratuita e gostei muito do serviço oferecido”. Já a estudante Taiane Moreira, 16 anos, 1º ano, moradora da zona rural, destacou a importância da iniciativa. “Esse serviço é fundamental para nós, estudantes, pois muitos não têm condições financeiras de pagar por um tratamento odontológico e ter isso na escola é muito bom”.
Os atendimentos são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe. Além disso, os beneficiados participam de atividades educativas e recebem orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.