Brasil

Obesidade é considerada doença crônica e problema de saúde pública

Unidades de saúde são porta de entrada para o acompanhamento

04/03/2023 06h12
Obesidade é considerada doença crônica e problema de saúde pública
Imagem: iStock

A dificuldade para se locomover associada a doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos, hipertensão e diabetes são algumas das consequências da obesidade. Alimentação inadequada e excessiva, ansiedade, problemas psicológicos e hormonais, além do estilo de vida sedentário são alguns dos fatores que precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.

Neste sábado (4) é o Dia Mundial da Obesidade, momento de alerta sobre a condição considerada uma doença crônica. Em Feira de Santana, as unidades de saúde são porta de entrada para o acompanhamento.

A rede primária à saúde em Feira dispõe de 141 equipes de profissionais que atuam em 103 Unidades de Saúde da Família (USF). Além destas, o cidadão tem a sua disposição 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a pessoa obesa tem assistência garantida com nutricionista, educador físico, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta. São 21 equipes que dão cobertura entre seis e sete unidades, cada uma delas. No trabalho que desempenham priorizam a autoestima do cidadão e a promoção da qualidade de vida.

Aqueles que desenvolvem hipertensão e diabetes também são monitorados nas unidades de saúde, cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). São aproximadamente 21 mil.

Nos casos de complicações agravadas pela doença, podem ser tratados pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH). No local são oferecidas consultas com a equipe multiprofissional (endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiro, fisioterapeuta e farmacêutico). O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.

*Secom PMFS

Comentários

Leia também

Brasil
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Brasil
Davi confirma favoritismo e se torna grande campeão do BBB 24

Davi confirma favoritismo e se torna grande campeão do BBB 24

Baiano recebeu 60,52% da média dos votos. Matteus e Isabelle ficaram em 2º e 3º lugar,...