O segredo para ter uma vida conjugal feliz e duradoura
Existem segredos para ter um relacionamento feliz e durador? Especialista explica.
Robson Nascimento
Manter uma vida conjugal em harmonia, feliz e com uma longa duração é um desafio para muitos casais. Em entrevista ao programa De Olho Na Cidade, a psicóloga e terapeuta em relacionamentos, Rafaela Silva, destacou em tópicos como os casais podem ter uma vida conjugal feliz.
Perdoar
Assegurada na afirmativa que ninguém é perfeito, a psicóloga explica a necessidade do perdão dentro do relacionamento: “Um coração perdoador é muito importante, conviver com pessoas é conviver aprendendo a perdoar, porque ninguém é perfeito, as pessoas erram, as pessoas têm defeitos e quando a gente se uni em um relacionamento a gente precisa aprender a lidar com isso também, em alguns momentos perdoar, alguns erros”, afirmou Rafaela.
Ter uma boa comunicação
A comunicação é outro ponto de grande importância em toda boa relação, não é apenas falar, mas quando e como saber falar, é o que a especialista nos mostra: “Existem algumas coisas que a gente precisa está fazendo, e exercitando durante esse nosso relacionamento, saber conversar, ter uma boa comunicação é muito importante, saber o momento de não querer ter razão, mas sim de ouvir o outro é muito importante, porque quando a gente fica focado naquilo de ‘Ah eu preciso está certo’, a gente não parar para ouvir o que a outra pessoa tá dizendo e isso acaba desencadeando brigas intermináveis e acabam acarretando muito problemas dentro da relação”.
Saber ouvir
Numa boa relação à comunicação é indispensável, saber falar e se expressar no momento certo é importante, mas saber ouvir é fundamental em qualquer relacionamento, é o que explica a psicologia: “Aprender a ouvir, a gente aprende a falar na comunicação, mas a gente também precisa aprender a ouvir. É muito comum a gente não escutar o que o outro tem para dizer, a gente escuta a nossa interpretação em relação aquilo que o outro está dizendo. As nossas vivências, os nossos traumas, as coisas que a gente já passou na vida. Então quando a pessoa fala com a gente alguma coisa passa por esse filtro das nossas vivências, e a gente acaba ouvindo aquilo que a gente interpretou”, conclui Rafaela.
Cultivar o carinho e admiração
Com o passar do tempo é natural que a fase da paixão se encerre, levando alguns gestos românticos presentes no início da relação, “A gente vai entrando em uma rotina, achando aquilo que no início da nossa relação era extraordinário, a gente amava e achava perfeito na outra pessoa, e isso vai se perdendo, por isso cultivar a admiração pelo outro é importante”, destacou a especialista.
Outra questão muito importante é priorizar o relacionamento, manter os momentos a dois, falar sobre questões sexuais, sobre os sonhos e relembrar as vivências do casal.