“O projeto coletivo é maior que o individual”, afirma Zé Neto sobre articulações políticas com o PSD na Bahia
Deputado afirma confiar na permanência do senador Angelo Coronel no grupo aliado ao governador Jerônimo Rodrigues

O deputado federal Zé Neto (PT) comentou com cautela as recentes movimentações no cenário político baiano envolvendo o senador Angelo Coronel (PSD) e o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. A articulação, que tem gerado repercussão nos bastidores, estaria relacionada a uma possível mudança do PSD da base do governador Jerônimo Rodrigues para o campo de sustentação do pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto.
Segundo Zé Neto, este não é o momento adequado para antecipar o debate eleitoral, defendendo mais trabalho e menos declarações públicas.
“Na política tem horas que a gente tem que falar muito, principalmente quando antes das eleição. Fora do período eleitoral, a gente tem que falar pouco, agir mais, trabalhar mais”, afirmou.
Apesar das especulações, o deputado fez questão de destacar o respeito e a relação pessoal que mantém com Angelo Coronel e com o senador Otto Alencar, líder histórico do PSD na Bahia.
“Eu gosto muito de Coronel, é um grande amigo. Tenho muito respeito por Otto, que é uma grande figura da política baiana”, declarou.
Zé Neto lembrou que a política envolve decisões difíceis e, muitas vezes, escolhas que exigem colocar o projeto coletivo acima de interesses individuais.
“Às vezes você está num projeto e alguns esquecem que o projeto coletivo é maior do que o projeto individual”, pontuou.
O parlamentar recordou episódios recentes da política baiana para reforçar que os acordos e rearranjos fazem parte do processo democrático, citando disputas anteriores ao Senado e o papel de lideranças como Jaques Wagner, Rui Costa e o próprio Angelo Coronel.
“São várias variantes colocadas numa mesa que precisam ser pesadas com muito equilíbrio. É fácil? Não é. Mas é possível”, avaliou.
Zé Neto também alertou que mudanças de campo político nem sempre garantem o protagonismo esperado.
“Já vimos figuras que tinham grande estatura política do nosso lado e foram para o outro campo e acabaram perdendo protagonismo e força”, disse, sem citar nomes.
O deputado demonstrou confiança na condução do processo político pelo governador Jerônimo Rodrigues, a quem classificou como preparado para liderar o diálogo com os aliados.
“Jerônimo é nosso governador, nosso líder. Como governador, mostrou que está preparado para um novo mandato e para comandar esse processo de diálogo”, afirmou.
Zé Neto também citou o papel de Jaques Wagner como liderança experiente no campo político governista.
Ele demonstrou otimismo em relação ao futuro político do grupo.
“Eu acredito que temos tudo para reeleger Lula, reeleger Jerônimo e construir uma chapa de senadores que represente de fato a Bahia. Tudo isso no tempo certo, com prudência e sabedoria”, concluiu.





