Março Mulher

O poder da imagem no empreendedorismo feminino: estratégias de posicionamento profissional

Para Maria Clara, o autoconhecimento é fundamental. “Primeiro a gente tem que se conhecer, entender quem a gente é, o que faz sentido para a gente”

23/03/2024 12h37
O poder da imagem no empreendedorismo feminino: estratégias de posicionamento profissional

Maria Clara Olinto, consultora de imagem e produtora de moda, compartilha sua expertise sobre como a imagem pessoal pode ser uma poderosa ferramenta de marketing no ambiente profissional. Durante o encontro de mulheres empreendedoras de Feira de Santana, promovido por Jorge Biancchi dentro do projeto Março Mulher, ela destacou a importância de compreender como a imagem comunica e como utilizá-la a favor do sucesso nos negócios.

“É um prazer estar aqui com vocês para falar sobre o meu trabalho e a minha posição junto com empreendedoras”, afirma Maria Clara. Com quatro anos de experiência em consultoria de imagem, ela ressalta a relevância desse serviço para trabalhar em parceria com o marketing de uma empresa ou marca pessoal, destacando a necessidade de cuidados e estratégias para que a mulher esteja bem posicionada.

Para Maria Clara, o autoconhecimento é fundamental. “Primeiro a gente tem que se conhecer, entender quem a gente é, o que faz sentido para a gente”, enfatiza ela. Ela destaca que, especialmente com a presença crescente da internet, a imagem tornou-se uma grande vitrine, onde é essencial transmitir autenticidade e valores.

Durante o evento, Maria Clara também aborda os erros comuns no posicionamento da imagem no empreendedorismo feminino.

“São coisas que não comunicam quem a pessoa é”, explica ela. Entre esses “ruídos de imagem”, está o fato de algumas pessoas se vestirem como personagens, em vez de expressarem sua verdadeira essência.

Além disso, a consultora de moda discute a importância da imagem corporativa no ambiente empresarial.

“A equipe carrega o nome da marca muitas vezes antes mesmo do dono”, ressalta ela. Ela destaca a necessidade de alinhar a imagem dos colaboradores com a identidade da empresa, já que eles são frequentemente os primeiros a representá-la diante dos clientes.

Para orientar os colaboradores e garantir uma imagem alinhada com a marca, Maria Clara sugere treinamentos e workshops.

“A imagem não é só roupa. É um conjunto de comportamento, de roupa, de personalidade”, destaca ela. Assim, ela reforça a importância de uma abordagem holística para garantir uma imagem profissional impactante e autêntica.

Comentários

Leia também

Março Mulher
Lúcia Gutemberg e a luta pelos direitos das mulheres e dos agentes de saúde

Lúcia Gutemberg e a luta pelos direitos das mulheres e dos agentes de saúde

A trajetória de Lúcia Gutemberg é um exemplo de resistência, coragem e dedicação....
Março Mulher
Mulheres no mercado imobiliário: desafios e tendências do setor em Feira de Santana

Mulheres no mercado imobiliário: desafios e tendências do setor em Feira de Santana

Camila Piaggio, superintendente da PDK Empreendimentos, fala sobre os desafios da mulher...
Março Mulher
Liderança feminina e os desafios da equidade: Rose Dayse Aquino fala sobre sua trajetória e o papel das mulheres

Liderança feminina e os desafios da equidade: Rose Dayse Aquino fala sobre sua trajetória e o papel das mulheres

A trajetória de Rosie Dayse Aquino reforça a importância da representação feminina...