Feira de Santana

O futuro da Micareta de Feira: Empresários propõem estratégias para promover o turismo e comércio durante a festa

Em entrevista ao programa Cidade em Pauta (Rádio Nordeste FM), o vereador Galeguinho SPA, também cantor e representante da classe artística de Feira de Santana, trouxe à tona preocupações sobre a organização da Micareta de 2025. Segundo ele, o evento, que é uma das maiores festas populares da cidade, precisa de mais planejamento e estratégias […]

14/03/2025 10h01
O futuro da Micareta de Feira: Empresários propõem estratégias para promover o turismo e comércio durante a festa
Foto: Polícia Militar

Em entrevista ao programa Cidade em Pauta (Rádio Nordeste FM), o vereador Galeguinho SPA, também cantor e representante da classe artística de Feira de Santana, trouxe à tona preocupações sobre a organização da Micareta de 2025. Segundo ele, o evento, que é uma das maiores festas populares da cidade, precisa de mais planejamento e estratégias para alcançar seu pleno potencial.

“Ultimamente, a gente vê que o único empresário que colocava camarotes no circuito da Micareta já deixou claro que não irá mais realizar esse camarote nesse espaço público. Isso acaba prejudicando muito o evento. O que falta, na verdade, é planejamento. Temos o ano inteiro para planejar, mas a micareta só é tratada após a festa passar. É preciso mais cuidado e carinho com um evento que é esperado por todo o público da nossa cidade”, afirmou o vereador.

Galeguinho SPA sugeriu ainda a mudança da data do evento, atualmente marcada para o mês de maio. Ele propôs antecipá-la para janeiro ou fevereiro, como uma forma de aproveitar a alta demanda de turistas durante o verão na Bahia.

“Após o verão, as pessoas já gastaram muito, e o público para a Micareta diminui. Colocando a festa no início do ano, a cidade se enche de turistas, e o evento ganha mais força”, argumentou.

Sobre a estrutura da festa, o vereador sugeriu o retorno do modelo antigo de camarotes dispostos ao longo de corredores, o que, segundo ele, trouxe um brilho único à festa.

“Aquilo era magnífico! Era o ápice da festa. Precisamos resgatar essa autoestima da micareta, para que ela não seja apenas mais uma festa, mas o grande evento da cidade”, destacou Galeguinho.

Em relação ao local, ele também se mostrou favorável à mudança, sugerindo a Fraga Maia como nova sede para o evento.

“A Fraga Maia é o coração de Feira, com bares e entretenimento, e tem um espaço mais adequado para organizar a festa, com menor custo para o município”, completou.

O presidente do Sicomércio de Feira de Santana, Marco Silva, também se posicionou sobre as mudanças necessárias para a micareta, destacando que o evento precisa ser repensado de forma estratégica.

“A micareta, nos últimos anos, não tem trazido o retorno esperado para o comércio da cidade. A Bahia, por exemplo, recebe 4,5 bilhões de reais durante o Carnaval. Já a nossa micareta, infelizmente, não tem gerado o mesmo impacto”, afirmou.

Ele também reforçou a importância de considerar o impacto no comércio local durante a realização do evento, apontando que o formato atual da micareta tem prejudicado o funcionamento normal de setores comerciais importantes.

“Nós já temos uma grande concentração de turistas durante o Carnaval, e talvez seja mais estratégico realizar a micareta nesse período, aproveitando o fluxo turístico da Bahia. O São João, por exemplo, deixa um legado muito positivo para a cidade, algo que a micareta tem perdido”, avaliou.

Marco Silva defendeu a reestruturação da festa para que ela não perca sua essência. “A Micareta de Feira de Santana era uma festa que unia a cidade e o comércio. Hoje, infelizmente, vemos que o evento perdeu essa característica e precisa ser reformatado para trazer resultados positivos para todos”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

A maioria dos infectados está na faixa etária entre 50 e 64 anos
Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...