Saúde

Nutrólogo explica como a alimentação pode agravar ou melhorar sintomas da dengue

Quando uma pessoa é infectada pelo vírus da dengue, há uma queda no número de plaquetas no sangue, o que prejudica a coagulação.

20/02/2024 06h11
Nutrólogo explica como a alimentação pode agravar ou melhorar sintomas da dengue

O tipo de alimentação pode interferir na recuperação dos pacientes com dengue e aliviar os sintomas. Por outro lado, também há alimentos que devem ser evitados pelos doentes porque podem resultar em complicações.

Em entrevista ao De Olho na Cidade, o Dr. Matheus Dória, nutrólogo, deu dicas do que comer e do que não comer e ressaltou a importância da hidratação. 

“Começando pelos ácidos graxos ômega 3, encontrados em alimentos como o salmão e a sardinha, que são especialmente ricos nesse componente. Além disso, grãos como linhaça e chia também podem ser incorporados, contribuindo para uma dieta saudável. É importante não esquecer dos legumes e verduras, que são fontes de vitaminas K e B9, fundamentais para processos como a coagulação sanguínea, além disso os laticínios, desde que não haja intolerância, são recomendados por serem ricos em cálcio, que também influencia na coagulação. Esses alimentos, por serem de fácil digestão e nutritivos, auxiliam no reequilíbrio do corpo e na recuperação.” Explica.

O nutrólogo orienta que os pacientes com suspeita de dengue, devem evitar alguns alimentos que podem aumentar o tempo de sangramento, pois contém uma substância que interfere no processo da coagulação sanguínea.

“Por outro lado, é necessário evitar alimentos industrializados, ricos em açúcar, cafeína, gorduras saturadas e frituras. Esses alimentos fornecem calorias vazias e não oferecem as vitaminas necessárias para o combate a infecções. Durante esse período, é importante também evitar o consumo de álcool, pois ele pode interferir negativamente na hidratação e em processos metabólicos essenciais.” Orienta.

Quando uma pessoa é infectada pelo vírus da dengue, há uma queda no número de plaquetas no sangue, o que prejudica a coagulação. Apesar de não existirem medicamentos específicos para aumentar as plaquetas em casa, é possível, indiretamente, contribuir para isso através de dicas como alimentação saudável.

“A queda das plaquetas geralmente ocorre na segunda fase da doença, quando a febre começa a diminuir. É comum os pacientes com dengue se tranquilizarem quando a febre baixa, mas é nesse momento que é preciso ficar mais alerta, pois é quando ocorre a redução das plaquetas. Infelizmente, não existem medicamentos específicos para aumentar as plaquetas em casa. No entanto, podemos indiretamente contribuir para isso através de dicas como alimentação saudável e fortalecimento do sistema imunológico. A recomendação principal é procurar a emergência mais próxima, onde serão realizados exames laboratoriais para avaliar o nível das plaquetas e iniciar a hidratação do paciente com líquidos endovenosos.” Informa.

Comentários

Leia também

Saúde
Cardiologista aponta importância do equilíbrio entre prevenção e excessos na medicina atual

Cardiologista aponta importância do equilíbrio entre prevenção e excessos na medicina atual

O Dr. Israel destacou que o conceito de plena saúde tornou-se uma busca constante e desafiadora....
Saúde
Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de...
Saúde
Saiba como diferenciar a dengue das viroses

Saiba como diferenciar a dengue das viroses

Segundo a infectologista, Melissa Falcão, a melhor forma de diferenciar a gripe da dengue...