Número de embarques na rodoviária deve aumentar 25% neste final de semana
Ao todo, mais de 250 horários foram adicionados, somando as viagens em trânsito e as de origem em Feira.
De acordo com informações divulgadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, o número de embarques deve aumentar cerca de 25% em comparação aos dias normais durante este final de semana dos festejos juninos. A expectativa da Agerba fez a rodoviária ampliar o número de horários extras; ao todo, mais de 250 horários foram adicionados, somando as viagens em trânsito e as de origem em Feira.
Paulo Andrade, coordenador da Agerba na região de Feira de Santana, afirma que o movimento aumentou desde o início da semana que antecede os festejos juninos. “O São João é um período do ano que tem um movimento muito intenso de embarque de passageiros. As pessoas procuram cidades com festas mais tradicionais para passar o São João, então o movimento esta semana já começou, desde segunda-feira. Esta semana já está mais intensa do que uma semana normal.”
Para a Agerba, a antecipação da compra da passagem ajuda na operação especial de São João. “O sistema de transporte se prepara para o São João com base no histórico que já temos ao longo desses anos, mas o ideal é que os passageiros programem suas viagens com mais antecedência. Assim, eles adquirem o bilhete da passagem antes, o que permite que o sistema da Agerba, junto com as empresas, tenha uma melhor programação. Se, por ventura, uma linha tiver uma demanda acima do esperado, existe a possibilidade de fazer o deslocamento de uma linha para outra. Mas, se o passageiro se antecipa na compra da passagem, fica melhor para o planejamento.”
Entre os destinos mais procurados estão as cidades de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Amargosa, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Irecê e diversas cidades da Chapada Diamantina. Cidades da região de Feira de Santana também estão sendo procuradas por conta das tradicionais festas juninas, como Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Irará, Serrinha e outras.
Com informações do repórter Robson Nascimento