Número de casos de câncer de próstata em 2024 já supera total de 2023 em Feira de Santana
De janeiro a outubro deste ano, a quantidade de casos positivos para esse tipo de câncer já supera os 142 casos registrados em todo o ano de 2023
Durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde administradas pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana – autarquia da Prefeitura – realizam ações focadas na saúde do homem em alusão ao Novembro Azul. O objetivo do mês é conscientizar e encorajar os homens para consulta médica periódica, realização de exames regulares e diagnóstico, especialmente do câncer da próstata.
A prioridade no atendimento ao público masculino neste mês e as ações de conscientização com palestras educativas e de incentivo ao cuidado com a saúde estão sendo realizadas neste mês. As marcações de consultas e exames são disponibilizadas no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI I), a qual é especializado em Saúde do Homem e no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), com marcações a partir das 7h. Enquanto no CMDI II, no bairro Baraúnas, é através de agendamento pela Central Municipal de Regulação.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, é preocupante o aumento dos casos câncer de próstata, identificados até o mês de outubro deste ano.
“Estamos intensificando a campanha Novembro Azul para mudar essa realidade. O CMPC diagnosticou 152 casos de câncer de próstata até outubro. O maior número de casos foi registrado em abril, quando 21 homens foram diagnosticados com a doença”, alertou Gilberte Lucas.
Conforme os dados da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens na cidade, contabilizando mais de 700 diagnósticos nos últimos seis anos. De janeiro a outubro deste ano, a quantidade de casos positivos para esse tipo de câncer já supera os 142 casos registrados em todo o ano de 2023, indicando um aumento de 7% em relação ao ano anterior.