Saúde

Número de amputações por diabetes cresce no Brasil: especialista alerta para os riscos

10% da população brasileira tem diabetes, mas metade dessas pessoas sequer sabe que possui a doença.

22/02/2025 20h01
Número de amputações por diabetes cresce no Brasil: especialista alerta para os riscos

A cada dia, 85 brasileiros passam pelo doloroso processo de amputação devido a complicações da diabetes. Os números preocupam especialistas, como a estomaterapeuta e feridóloga Áquilla Chahinne, que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Realmente a gente fica com uma dor no coração em saber que tantas pessoas precisam passar pelo processo da amputação”, afirma a especialista. Segundo ela, 10% da população brasileira tem diabetes, mas metade dessas pessoas sequer sabe que possui a doença. “Só irão descobrir em algum momento quando houver uma complicação, como uma ferida que demora a cicatrizar ou um mal-estar persistente”, destaca.

De acordo com a especialista, o principal fator que leva um paciente diabético à amputação é a glicemia não controlada.

“Esse paciente não é acompanhado adequadamente, não tem uma alimentação saudável e não faz uso correto da medicação”, explica.

Outro problema grave é o cuidado inadequado com ferimentos. “Muitas vezes, o paciente tem um ferimento e vai tratando em casa. O diabético tem uma grande facilidade para infeccionar feridas, então o tempo é crucial”, alerta. “Se ele percebe que o machucado está piorando e insiste em tratamentos caseiros, corre um grande risco de complicações.”

Além disso, há fatores como a neuropatia diabética, uma condição que reduz ou elimina a sensibilidade nos pés e nas mãos.

“O paciente pode perfurar o dedo com um prego e não perceber. Isso agrava muito o quadro e pode levar à amputação”, esclarece Áquilla Chahinne.

Sinais de alerta para amputação

A especialista lista alguns sinais que indicam a necessidade urgente de procurar ajuda médica:

“Esses são sinais de alerta que indicam infecção e a necessidade de atendimento profissional imediato”, enfatiza. Ela também ressalta a importância do cuidado preventivo. “Toda alteração no pé do paciente diabético precisa ser tratada. Uma rachadura na pele pode ser a porta de entrada para bactérias e infecções. Calos, fungos na unha e entre os dedos também devem ser tratados para evitar complicações.”

Prevenção é a melhor solução

A falta de informação ainda é um dos maiores desafios no combate às amputações.

“Infelizmente, a maior causa das amputações é o desconhecimento. Muitas pessoas não sabem o que fazer ou onde buscar ajuda”, lamenta a especialista.

Para aqueles que necessitam de acompanhamento, Áquilla Chahinne informa que a Clínica Dr. Curativos está disponível para atendimento e avaliação. “Nosso objetivo é oferecer um protocolo adequado de tratamento e, principalmente, reforçar a importância da prevenção”, finaliza.

Contato: Clínica Dr. Curativos – (75) 99300-9473 | Edifício Ícone, 11º andar.

Comentários

Leia também

Saúde
CREMEB se alinha ao CFM e critica resolução do CFF sobre prescrição de medicamentos

CREMEB se alinha ao CFM e critica resolução do CFF sobre prescrição de medicamentos

Conselhos defendem que prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva dos médicos...
Saúde
Pais que se recusarem a vacinar filhos contra Covid-19 podem ser multados, decide STJ

Pais que se recusarem a vacinar filhos contra Covid-19 podem ser multados, decide STJ

Vacinação infantil não visa apenas proteger o indivíduo, mas também contribuir para...
Saúde
Ginecologista alerta sobre prevenção do câncer de colo de útero no Março Lilás

Ginecologista alerta sobre prevenção do câncer de colo de útero no Março Lilás

A cada 90 minutos, uma mulher morre de câncer de colo de útero no Brasil.