COP 30

Novo programa para comunidades pesqueiras é anunciado em painel com a presença de Janja

Vai abarcar 3 mil municípios brasileiros, representando 97% dos povos das águas.

19/11/2025 21h03
Novo programa para comunidades pesqueiras é anunciado em painel com a presença de Janja

Em um dos últimos compromissos antes de deixar a COP30 em Belém, a primeira-dama e representante especial para Mulheres na COP30, Janja Lula da Silva, participou de um painel voltado às políticas para mulheres das águas, reforçando o papel do Brasil nas negociações do plano de ação de gênero e celebrando o acolhimento amazônico durante a conferência. Ao final, a chefe de Gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura, Adriana Vilela Toledo, anunciou, diante de Janja, o lançamento de um novo programa nacional para comunidades pesqueiras.

“Hoje é um dia importante porque a gente tá na negociação do plano de ação de gênero, e aí eu também preciso ir lá dar um oi pro meu marido”, disse. “Daqui a pouco tem uma fala sobre merenda escolar. Vou ouvir mais uma fala e vou pedir licença pra vocês porque hoje é meu último dia aqui na COP.”

Ela afirmou que retorna para casa ainda nesta sexta-feira, após uma participação intensa no evento internacional.

“Foi intenso, foi lindo. Quero agradecer as pessoas de Belém, que fizeram dessa COP uma COP diferente.”

Janja destacou que a recepção do público paraense marcou as delegações estrangeiras e deu um tom único à conferência:

“As delegações foram muito bem recebidas. Tivemos uma COP com muita reivindicação, que é característica do Brasil, mas também com muito afeto, com muita receptividade, com muito carimbó, com muito tacacá. Isso fez a diferença.”

Para ela, o contato direto com a cultura local reforçou a importância de sediar eventos globais em territórios diversos: “As pessoas pisaram no território e puderam conviver um pouco. Isso foi muito importante.”

Governo anuncia programa nacional para povos das águas

Adriana Vilela Toledo, chefe de Gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura, pediu a palavra para revelar uma novidade que vem sendo construída em parceria com o Ministério da Saúde.

“Nós estaremos lançando agora em dezembro o programa Saúde dos Povos das Águas. Está prontinho.”

Segundo Adriana, o ministro Padilha deu total apoio à proposta, que deve alcançar praticamente todas as comunidades ribeirinhas, pesqueiras e tradicionais do país.

“Vai abarcar 3 mil municípios brasileiros, representando 97% dos povos das águas.”

Adriana também aproveitou o momento para convidar Janja para participar do lançamento oficial:

*Com informações de Marcus Biancchi, direto da COP 30 em Belém

Comentários

Leia também

COP 30
Meditação, paz e justiça climática: a contribuição da Brahma Kumaris na COP30

Meditação, paz e justiça climática: a contribuição da Brahma Kumaris na COP30

Goreth Dunningham avalia COP30 e defende transição energética responsável
COP 30
Na COP30 especialista relaciona sentimentos, escolhas diárias e preservação ambiental

Na COP30 especialista relaciona sentimentos, escolhas diárias e preservação ambiental

Francis Coviello relaciona vibrações emocionais, estruturas da água e impacto humano...
COP 30
Criadora de conteúdo paraense diz que COP30 deixa legado de luta, resiliência e desenvolvimento para Belém

Criadora de conteúdo paraense diz que COP30 deixa legado de luta, resiliência e desenvolvimento para Belém

Maria Cardoso avaliou que Belém provou sua capacidade de receber um evento internacional...