Feira de Santana

Novo polo logístico otimizará abastecimento das secretarias de Saúde e Educação

O projeto visa desenvolver um sistema integrado para gerir o recebimento, expedição, triagem e transporte de insumos e produtos das Secretarias de Educação e Saúde

16/05/2024 06h30
Novo polo logístico otimizará abastecimento das secretarias de Saúde e Educação
Foto: Danielly Freitas

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) sediou a última audiência pública sobre o novo polo de logística do município. O objetivo da audiência foi coletar contribuições da sociedade, secretarias e entes privados para o projeto.

Estiveram presentes o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, representantes da sociedade civil e empresas interessadas no novo modelo logístico.

O projeto visa desenvolver um sistema integrado para gerir o recebimento, expedição, triagem e transporte de insumos e produtos das Secretarias de Educação e Saúde, proporcionando agilidade, controle, transparência e eficiência no atendimento e abastecimento das unidades de saúde e escolas municipais.

No projeto, o setor privado atuará como gestor integrado, trazendo investimentos. Ao final da concessão, toda a estrutura ficará com o município, permitindo que outra empresa assuma a gestão do sistema e do centro de distribuição posteriormente.

O modelo de logística será adaptado para atender as necessidades de Feira de Santana, similar aos sistemas já implantados em cidades como Salvador, São Luís (MA), São Paulo e Rio de Janeiro.

“As secretarias continuam responsáveis pelas compras dos produtos e insumos, enquanto a empresa parceira gerencia o estoque, garantindo que nada vença ou falte nas unidades e escolas. Um algoritmo específico calcula a quantidade de insumos necessários por mês para cada unidade, sincronizando tudo com as secretarias e a equipe do centro de distribuição para decisões corretas, evitando desperdício e desabastecimento”, explicou Lafayette Middles, representante da empresa Vértice Log.

Segundo Carlos Brito, atualmente há dificuldades como a falta de medicamentos e materiais nos postos de saúde, mesmo com estoque nos almoxarifados, devido a deficiências na administração interna de abastecimento. A nova logística visa facilitar esse processo com agilidade e eficiência.

“Enfrentamos falta de medicamentos e materiais hospitalares em postos de saúde, mesmo com estoque nos almoxarifados da Prefeitura, devido a deficiências na administração interna de abastecimento e previsão de entregas. O objetivo do projeto logístico é agilizar e tornar eficiente o reabastecimento”, assegura Carlos Brito.

“O grande objetivo é racionalizar e economizar recursos públicos, beneficiando o cidadão. Muitas vezes falta remédio ou material nos postos devido a falhas no abastecimento, mesmo havendo estoque. Com a logística correta, isso não ocorrerá mais”, enfatiza Brito.

Feira de Santana, devido à sua localização geográfica estratégica, será beneficiada com o projeto, que prevê reduzir os custos de transporte e distribuição entre 20% e 30%, economizando recursos públicos.

“Feira de Santana é estrategicamente importante. Hoje, as entregas não são unificadas, resultando em altos custos de transporte absorvidos pelo município. Com o centro logístico, esperamos uma economia de 20% a 30% nos custos de transporte e distribuição”, destaca Igor Torres, especialista em PPPs e concessões da Ecos Consultoria e Gestão.

Após a última audiência, o próximo passo é iniciar o processo licitatório para contratar a empresa que prestará o serviço de logística para a cidade.

“Já realizamos a consulta pública e aprovamos o projeto internamente. As ideias serão avaliadas pelo comitê gestor, e após isso, lançaremos o processo licitatório para contratar a empresa que prestará o serviço”, afirma Carlos Brito.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Líderes empresariais de Feira de Santana criticam possível aumento do ICMS pelo Governo do Estado

Líderes empresariais de Feira de Santana criticam possível aumento do ICMS pelo Governo do Estado

Marco Silva destacou ainda a preocupação com os efeitos econômicos negativos desses...
Feira de Santana
Representando Feira de Santana, Baio do Acordeon conquista primeiro lugar no Festival de Sanfoneiros de Riachão do Jacuípe

Representando Feira de Santana, Baio do Acordeon conquista primeiro lugar no Festival de Sanfoneiros de Riachão do Jacuípe

O dia de ontem (20) foi marcado por uma celebração da música nordestina na cidade de...
Feira de Santana
“A minha preocupação são os voos”, afirma Jerônimo sobre o aeroporto de Feira

“A minha preocupação são os voos”, afirma Jerônimo sobre o aeroporto de Feira

Jerônimo destacou que o governo realiza investimentos e melhorias em infraestrutura