Feira de Santana

Novembro Roxo: Hospital da Mulher amplia Método Canguru e conscientiza sobre prematuridade

Palestras sobre o cuidado humanizado na unidade neonatal, apoio às mães e o seguimento ambulatorial dos bebês

02/11/2024 16h08
Novembro Roxo: Hospital da Mulher amplia Método Canguru e conscientiza sobre prematuridade

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), conhecido como Hospital da Mulher, vinculado à Fundação Hospitalar de Feira de Santana, realizou um encontro com profissionais de diversos setores para discutir os desafios do cuidado com prematuros e lançar a 3ª etapa do Método Canguru. O evento, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, contou com palestras sobre o cuidado humanizado na unidade neonatal, apoio às mães e o seguimento ambulatorial dos bebês.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou o compromisso do Complexo Materno Infantil do HIPS. Em uma década, o Hospital da Mulher realizou 70 mil partos, com uma taxa de prematuridade de 6,6%.

“O Hospital da Mulher desempenha um papel fundamental no acolhimento e acompanhamento de crianças prematuras, garantindo atendimento especializado. Por isso, reforçamos a campanha do Novembro Roxo para que as mães possam se tornar multiplicadoras da causa da prematuridade”, afirmou Gilberte Lucas.

Ela também explicou que a taxa de prematuridade da unidade está alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde. “Realizamos 4.167 partos prematuros nos últimos dez anos, o que justifica a necessidade de uma nova etapa de atendimento para esses pacientes”, completou a gestora.

A coordenadora de enfermagem, Juliana Rigaud, abordou a crescente incidência de prematuros extremos, muitos deles vindos de outros municípios. Segundo ela, o percentual de nascidos vivos antes do tempo é preocupante, exigindo cuidados específicos desde as 26 semanas de gestação, com protocolos rigorosos nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital da Mulher.

“Estimula-se a presença das mães, a amamentação e o contato pele a pele, incentivando o método canguru desde a primeira fase. Esses são elementos fundamentais para o sucesso no tratamento e alta dos recém-nascidos”, explicou Juliana.

3ª etapa do Método Canguru

Com a 3ª etapa do Método Canguru, os recém-nascidos do Hospital da Mulher passarão por pelo menos três consultas semanais após a alta médica. Esse acompanhamento especializado conta com neonatologistas, neurologistas, cirurgiões, cardiologistas, endocrinologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, entre outros profissionais.

“É uma ótima notícia. Iniciamos o mês com a implantação dessa terceira etapa, expandindo nossa assistência neonatal para o ambulatório de pediatria”, afirmou Juliana Rigaud. Segundo ela, o acompanhamento continua até que o recém-nascido alcance 2,5 kg, quando será encaminhado para consultas de rotina conforme necessário.

Os bebês prematuros, nascidos antes das 37 semanas de gestação, demandam cuidados especiais desde o nascimento. No Hospital da Mulher, o setor de Neonatologia é especializado nesse atendimento. Todos os anos, durante o Novembro Roxo, o hospital promove ações para conscientizar a população sobre a prematuridade e reforçar os cuidados preventivos.

A Neonatologia do HIPS conta com Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) e Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Em 2023, foram realizados 7.283 partos, sendo 569 deles prematuros. De janeiro a setembro deste ano, 837 pacientes foram atendidos no setor de Neonatologia, sendo 225 na UTIN, 232 na UCINCo I, 244 na UCINCo II e 136 acompanhamentos no Mãe Canguru.

Essas ações reforçam o compromisso do Hospital da Mulher com o cuidado humanizado e especializado dos bebês prematuros, trazendo avanços significativos no atendimento neonatal em Feira de Santana.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Pagamento dos precatórios em Feira de Santana gera debate entre APLB e Prefeitura

Pagamento dos precatórios em Feira de Santana gera debate entre APLB e Prefeitura

O projeto deve ser enviado ao prefeito para sanção
Feira de Santana
ViaBahia anuncia ‘serviços de fresagem e recomposição de pavimento’ na BR-324

ViaBahia anuncia ‘serviços de fresagem e recomposição de pavimento’ na BR-324

As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 15h, nesta sexta-feira (20) e...
Feira de Santana
Palestra discute impactos e desafios da criação de Universidade Federal em Feira de Santana

Palestra discute impactos e desafios da criação de Universidade Federal em Feira de Santana

A expectativa é que o projeto avance para as esferas federais, consolidando o sonho de...