Novembro Azul: Advogado destaca conscientização e direitos dos pacientes com câncer
Dr. Everton Cley explicou os objetivos da campanha e os principais benefícios previdenciários que o INSS oferece aos pacientes oncológicos.
O programa Jornal do Meio Dia, da Rádio Princesa FM, recebeu o advogado previdenciário Dr. Everton Cley para discutir os direitos dos pacientes com câncer e a importância do Novembro Azul na conscientização sobre a saúde masculina. Durante a entrevista, o especialista explicou os objetivos da campanha e os principais benefícios previdenciários que o INSS oferece aos pacientes oncológicos.
“O Novembro Azul é mais uma daquelas ações de conscientização, assim como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa. Ele vem para conscientizar os homens de que a prevenção é sempre o melhor caminho a ser tomado”, destacou o advogado. Ele reforçou a importância de exames preventivos, citando dados alarmantes: “Só em 2023, 17 mil homens perderam a vida por câncer de próstata devido à ausência de prevenção”.
O Dr. Everton ainda compartilhou as recomendações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o diagnóstico precoce.
“Homens acima de 50 anos, ou a partir dos 45 com histórico familiar de câncer de próstata, devem realizar o exame de toque retal anualmente e o exame de sangue que mede o nível de PSA (antígeno prostático específico). Essas ferramentas são fundamentais para a detecção precoce da doença”, orientou.
Entre os tópicos discutidos, o especialista detalhou os benefícios oferecidos pelo INSS para pacientes em tratamento oncológico.
“A priori, temos três principais benefícios: o auxílio de incapacidade temporária, o auxílio de incapacidade permanente e o famoso BPC (Benefício de Prestação Continuada), vinculado à Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)”, explicou.
Dr. Everton também orientou sobre os requisitos para cada benefício:
- Auxílio de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença): “O segurado precisa comprovar sua qualidade de segurado, com um vínculo recente de até 12 meses, além de apresentar laudos médicos e relatórios que atestem a incapacidade para o trabalho”, disse.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): “Pode ser solicitado por pacientes com deficiência de longo prazo ou idosos com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Para pacientes oncológicos, é essencial apresentar documentos que comprovem a deficiência ou incapacidade prolongada”, esclareceu.
O advogado reforçou a relevância da conscientização no mês de novembro. “É um mês de extrema importância, não apenas pela prevenção, mas também para informar sobre os direitos que os pacientes possuem. Procurar orientação adequada pode fazer toda a diferença na vida de quem está enfrentando o câncer”, concluiu.