Economia

Novas regras do Pix: entenda se CPF pode ser suspenso pela Receita

A decisão não está relacionada ao pagamento de tributos, mas para evitar transtornos, é importante que os titulares regularizem sua situação junto à Receita Federal.

07/03/2025 18h58
Novas regras do Pix: entenda se CPF pode ser suspenso pela Receita
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central determinou que as instituições financeiras excluam chaves Pix vinculadas a pessoas físicas e jurídicas com situação irregular na Receita Federal. A medida tem como objetivo reduzir fraudes e garantir maior segurança nas transações financeiras.

De acordo com a nova regra, serão canceladas chaves Pix associadas a CPFs suspensos, cancelados, nulos ou de titulares falecidos. O mesmo vale para CNPJs baixados ou que apresentem inconsistências cadastrais. A decisão não está relacionada ao pagamento de tributos, mas para evitar transtornos, é importante que os titulares regularizem sua situação junto à Receita Federal.

O especialista em investimentos Lucas Reis explicou os impactos da medida. “Voltamos a falar sobre o Pix, mas essa notícia é diferente daquela do início do ano sobre o monitoramento de transações. Agora, trata-se do bloqueio de chaves vinculadas a CPFs e CNPJs irregulares”, esclareceu.

Segundo o especialista, a exclusão dessas chaves trará benefícios aos usuários do sistema de pagamento instantâneo.

“Quando o governo faz essa ‘limpa’ em CPFs e CNPJs cancelados, duplicados ou vinculados a fraudes, ele reduz a munição de golpistas que utilizam essas chaves para aplicar golpes”, afirmou.

O especialista detalhou como fraudadores se aproveitam dessas falhas no sistema.

“O golpista precisa de uma chave que não esteja vinculada diretamente a ele. Ele utilizava chaves de pessoas falecidas ou de empresas já baixadas para aplicar golpes e dificultar o rastreamento do dinheiro. Com essa medida, o Banco Central está eliminando esses cadastros, o que ajuda a inibir crimes financeiros”, explicou.

A determinação reforça a segurança do sistema financeiro e traz mais confiabilidade para os usuários do Pix, que segue sendo um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil.

*Com informações do repórter Matheus Gabriel

Comentários

Leia também

Economia
Petrobras anuncia retorno à distribuição de gás de cozinha

Petrobras anuncia retorno à distribuição de gás de cozinha

Decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal e divulgada na noite...
Economia
Lula elogia Pix e sugere que Trump adote sistema nos EUA

Lula elogia Pix e sugere que Trump adote sistema nos EUA

Petista exaltou o sistema de pagamentos brasileiro e sugeriu que o republicano conheça...
Economia
Tesouro dos EUA procura ministro Fernando Haddad para tratar do tarifaço

Tesouro dos EUA procura ministro Fernando Haddad para tratar do tarifaço

"Haverá agora uma rodada de negociações e vamos levar às autoridades americanas nosso...