Feira de Santana

Nova linha BRT passa a interligar 27km do Centro ao bairro Jardim Brasil

Além do Terminal Central, o trajeto contempla as estações BRT/Getúlio Vargas, Terminal Noide Cerqueira, a avenida Artêmia Pires

10/09/2024 06h07
Nova linha BRT passa a interligar 27km do Centro ao bairro Jardim Brasil
Foto: Andrews Pedra Branca

A nova linha BRT 007 começou a atender usuários do transporte público urbano interligando o Terminal Central ao bairro Jardim Brasil. O itinerário de 27km passa a ser um dos mais extensos da mobilidade urbana do município coberto pelo Bus Rapid Transit.

“A proposta de expansão gradual do BRT é transportar mais passageiros com conforto e agilidade, especialmente em longas distâncias”, explica o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Carneiro. 

A rota da linha BRT007/Jardim Brasil via Terminal da Noide/Terminal Central é realizada com ônibus articulado de capacidade para 148 passageiros e ar-condicionado. O veículo compõe a frota da concessionária São João. 

Além do Terminal Central, o trajeto contempla as estações BRT/Getúlio Vargas, Terminal Noide Cerqueira, a avenida Artêmia Pires e rapidamente alcança o bairro Jardim Brasil, além dos condomínios Reserva Paraty, Dhama  I e II. 

Segundo o secretário também foram feitas intervenções estruturais no Terminal Nóide Cerqueira com a construção de um novo acesso que melhorou o fluxo dos ônibus através da avenida Tobias Barreto. “Com isso ganhamos velocidade na operação e os veículos chegam mais rápido na Artêmia Pires”. Foram instalados conjuntos semafóricos nos acessos do transbordo.

CITTAMOBI

O passageiro pode utilizar o Cittamobi, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, para acompanhar informações sobre horários de ônibus, rotas alternativas e alertas sobre desvios e interrupções. 

Além do aplicativo de navegação padrão, o app ainda oferece o Cittamobi Acessibilidade, ferramenta inovadora projetada para garantir a segurança e a autonomia dos usuários com deficiência visual.

Com recursos como compatibilidade com leitores de tela, ajuste de contraste, roteirização e pontos de referência personalizados, o aplicativo promove uma experiência inclusiva e autônoma.

“O Cittamobi Acessibilidade não apenas oferece as funcionalidades padrão do Cittamobi, mas sistema de GPS embutido e diversos modos operacionais, tornando possível usá-lo em diversas situações, como embarques, desembarques e deslocamentos pelas ruas com detecção de obstáculos”, explica Sérgio Carneiro.

A ferramenta inovadora gratuita oferece diversas funcionalidades por meio de recursos de comando de voz e som – chamado VoiceOver – para melhor orientação do passageiro com cegueira, baixa visão ou mobilidade reduzida.

O Cittamobi permite a previsão em tempo real e aviso de chegada ao ponto de destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criar pontos de referências personalizados. Todas as funções são ativadas por comandos de voz e possuem suporte de assistente virtual.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira intensifica combate à dengue com vacinação e ações de controle do Aedes Aegypti

Feira intensifica combate à dengue com vacinação e ações de controle do Aedes Aegypti

Desde junho, o uso de motocicletas para a aplicação do fumacê tem mostrado resultados...
Feira de Santana
III Congresso Regional de Direitos Humanos acontece na OAB Feira

III Congresso Regional de Direitos Humanos acontece na OAB Feira

Este ano haverá uma total renovação, “trazendo os palestrantes uma experiência única”,...
Feira de Santana
Cirurgia inovadora de escoliose é realizada no Hospital Geral Clériston Andrade

Cirurgia inovadora de escoliose é realizada no Hospital Geral Clériston Andrade

A paciente, diagnosticada com uma escoliose classificada como Lenke 1 e progressiva, necessitava...