Bahia

Nova carteira de identidade nacional chega a mais nove unidades do SAC

Novidade chega às cidades de Barra da Estiva, Boninal, Caetité, Capim Grosso, Curaçá, Ibicoara, Iraquara, Jaguarari e Maracás,

08/11/2024 09h45
Nova carteira de identidade nacional chega a mais nove unidades do SAC
Foto: Ascom Seab

A partir desta quinta-feira (7), cidadãos baianos que residem no interior do estado podem contar com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em mais nove unidades do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC). A novidade chega às cidades de Barra da Estiva, Boninal, Caetité, Capim Grosso, Curaçá, Ibicoara, Iraquara, Jaguarari e Maracás, com atendimento já disponível para agendamento online.

A marcação para a emissão do documento pode ser feita por meio do aplicativo ou portal do Governo da Bahia, ou ainda pelo call center nos números (71) 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (fixo). O novo modelo de identidade substitui o antigo RG e oferece uma série de inovações, incluindo um número único de identificação, que será o CPF do cidadão.

A primeira via da CIN é gratuita e, para obtê-la, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso o documento original seja plastificado, será exigida também uma cópia. A CIN também permite que outros documentos, como a carteira de trabalho, CNH, título de eleitor e certificado militar, sejam vinculados à identidade, centralizando as informações em um único cartão.

Entre as novidades, é a possibilidade de incluir informações adicionais sobre o cidadão, como condições de saúde, incluindo Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual. Além disso, dados como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos também poderão constar no documento.

Outro avanço importante é a possibilidade de inclusão do nome social, a pedido do próprio cidadão, no caso de pessoas trans. Se houver alteração do nome na certidão de nascimento, o novo nome constará na CIN, sem que o cidadão precise atualizar o documento, bastando apresentar o novo registro.

Além do modelo físico, a CIN também contará com uma versão digital, que ficará disponível no site do Governo três dias após a impressão do documento. O novo RG contará com um QR Code, que poderá ser utilizado para verificar a autenticidade e os dados do titular.

Validade e prazos

O novo modelo de identidade tem validade diferenciada de acordo com a faixa etária do titular. Para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade será de 5 anos; para adolescentes e adultos de 12 a 60 anos incompletos, a validade será de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, o documento terá validade indeterminada. Por sua vez, o RG antigo continuará válido até 28 de fevereiro de 2032, não sendo obrigatório, portanto, a troca imediata.

A CIN já está disponível nos postos SAC da capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em 21 unidades no interior do estado, além dos 30 Pontos SAC.

Comentários

Leia também

Bahia
Prefeito de Tanquinho confirma atrações do São João 2025

Prefeito de Tanquinho confirma atrações do São João 2025

Entre os nomes confirmados estão grandes atrações do cenário forrozeiro e nacional...
Bahia
Bahia lidera ranking nacional de eventos literários com mais de 80 programações até 2025

Bahia lidera ranking nacional de eventos literários com mais de 80 programações até 2025

Estado investe R$ 24 milhões em feiras e festas literárias nos 27 territórios de identidade...
Bahia
Prefeitura de Santa Cruz Cabrália cancela tradicional festejo junino por causa da chuvas

Prefeitura de Santa Cruz Cabrália cancela tradicional festejo junino por causa da chuvas

O Sanju Cabrália 2025, realizado em junho, foi cancelado pela gestão municipal. A festa...