Bahia

Nova carteira de identidade nacional chega a mais cinco unidades do SAC no interior do estado

Serviço inicia na próxima quarta-feira (16) e será 100% por agendamento, através da plataforma ba.gov.br

15/10/2024 16h06
Nova carteira de identidade nacional chega a mais cinco unidades do SAC no interior do estado
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega a mais cinco unidades do SAC no interior do estado. A ampliação na Rede SAC segue agora para os Pontos SAC Camamu, Canavieiras, Jaguaquara, Santo Estevão e Riachão do Jacuípe, a partir de quarta-feira (16).

O atendimento da CIN é realizado somente por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG está suspensa nos dias 14 e 15 de outubro. Porém, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na referida unidade, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o protocolo em mãos.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.

A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

Os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. O atendimento da CIN já acontece nos 12 postos SAC da capital; nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS); nos 21 do interior; e em sete Pontos SAC (Amargosa, Cruz das Almas, Guarajuba, Itaberaba, Paripiranga, Santa Inês e Vera Cruz).

Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial e o site do SAC. A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

Comentários

Leia também

Bahia
Unidades prisionais baianas têm mais de 3.500 internos em sala de aula, diz Seap

Unidades prisionais baianas têm mais de 3.500 internos em sala de aula, diz Seap

Ao todo, 399 professores se dividem com escolas e núcleos de educação do sistema penal...
Bahia
Força-tarefa de combate à sonegação recuperou cerca de R$ 15 milhões aos cofres estaduais em um mês

Força-tarefa de combate à sonegação recuperou cerca de R$ 15 milhões aos cofres estaduais em um mês

Até o momento, foram promovidas 23 audiências pelo Ministério Público do Estado da...
Bahia
Roubos a ônibus diminuem em 36% na Bahia, diz polícia

Roubos a ônibus diminuem em 36% na Bahia, diz polícia

Intensificação das ações das Polícias Militar e Civil resultou na redução dos índices ...