Programa De Olho na Cidade

29/11/2021 - 12:53

Especialista explica os riscos de doenças cardiovasculares em pacientes com câncer de próstata

Novembro Azul
Especialista explica os riscos de doenças cardiovasculares em pacientes com câncer de próstata

A campanha Novembro Azul além de promover a conscientização da população masculina quanto a importância da prevenção do câncer de próstata, alerta também para os cuidados com a saúde do homem e da prevenção de outras doenças.

O médico cardiologista Israel Reis, alerta que os homens que possuem câncer de próstata estão mais propensos a terem pressão arterial e colesterol altos, além de doenças do coração e diabetes.

“O paciente que tem o câncer de próstata tem um risco cardiovascular maior, isso acontece porque alguns dos fatores de risco que levam ao câncer de próstata também estão relacionados a doenças cardíacas, como a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo, somados ao envelhecimento. Portanto, os pacientes que possuem o diagnóstico de câncer de próstata precisam ser avaliados também para doenças cardíacas, pela grande chance desses pacientes terem doenças semelhantes. É interessante chamar atenção de que o tratamento de câncer evoluiu muito nos últimos anos, então a mortalidade desses pacientes tem reduzido e a principal causa de morte em pacientes com câncer de próstata não é nem do câncer e sim de doenças cardíacas.” Alerta.

Segundo o cardiologista o Novembro Azul tem como objetivo tentar modificar a cultura do homem só procurar o médico quando sente algo, não se preocupando com a prevenção.

“Uma campanha como essa busca trazer uma modificação de um conceito que é cultural. Os homens, diferentemente das mulheres, quando saem da faixa pediátrica perdem o parâmetro de quem é o médico do homem, então não há o desenvolvimento de uma cultura do cuidado de procurar um médico, de fazer checkup. Portanto uma campanha como o novembro azul vem tentar modificar um pouco dessa cultura do homem de só procurar o médico quando está sentindo alguma coisa, A campanha é para o câncer de próstata, que é muito frequente no sexo masculino, mas também chama a atenção para o momento de se procurar um médico para fazer um checkup clínico, uma avaliação cardiológica, lembro aqui que as doenças cardiológicas são mais frequentes que qualquer tipo de câncer em ambos o sexos, portanto é importante sim fazer o rastreamento do câncer, mas não pode deixar de pensar nos outros cuidados.” Afirma.

Comentários

Leia também