Programa De Olho na Cidade

22/11/2021 - 11:52

Entenda como funciona o trabalho de um síndico profisisonal

Chame o Síndico
Entenda como funciona o trabalho de um síndico profisisonal

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo administrar um condomínio, sem necessariamente morar nele. Segundo o empresário e síndico profissional, Evandro Barbosa, por sempre ser confundido com o termo sindicância a sindicatura veio para diferenciar as funções.

“Sindicatura é o nome que se dá a mais nova profissão nesse segmento que é o de síndico profissional, porque as pessoas associavam o síndico a sindicância que é o ato de investigar e a sindicatura é o ato de administrar condomínios. O síndico morador, como era chamado o síndico, normalmente tem que dar assistência ao seu ramo de profissão, então muitas vezes ele não dá conta de administrar um condomínio, já o síndico profissional se preparou pra trabalhar com a administração de condomínios.” Conta.

Como síndico se tem uma receita grande, profissionais para delegar funções e tem que estar em acompanhando diariamente, cada condomínio tem as suas particularidades. “Não é só contratar o síndico profissional tem que contratar uma empresa de sindicatura profissional que dê toda uma gama de serviços agregados a sindicatura profissional.” Explica Evandro.

Há condomínios que fazem o modelo hibrido, com o síndico e o subsíndico morador, porém delega-se as funções ao assessor que acompanha todos os passos do síndico.

A remuneração de um síndico profissional é paga a partir das taxas ou cotas condominiais, que é aquela contribuição mensal dos moradores ao condomínio.

“O salário depende muito do tamanho do empreendimento que será atendimento, cada condomínio tem a sua especificidade, a remuneração depende muito do profissional que se está contratando e também da carga de trabalho que será feita. Eu aconselho que ele trabalhe em até 5 empreendimentos, sem importar o tamanho, isso apenas com o síndico, mas quando se tem uma empresa de sindicatura se pode ir além porque tem suporte para tanto e com isso pode vincular outros síndicos para dar esse suporte.” Pontua.

No país inteiro existem escolas que trabalham especificadamente na formação de síndicos profissionais, Feira de Santana já possui também alguns advogados que trabalham com a formação de síndicos profissionais.

Comentários

Leia também