Programa De Olho na Cidade

18/11/2021 - 08:49

Quebrando os tabus do câncer de pênis e de próstata

Novembro Azul
Quebrando os tabus do câncer de pênis e de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele e é o segundo tipo mais comum em ambos os sexos. Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, da rádio Princesa FM, o radioconlogista Túlio Carneiro explicou que se tem uma estimativa de 63.000 novos casos e de quase 16 mil mortes por ano do câncer de próstata no Brasil.

“Em relação a prevenção é importante fazer o exame de PSA e o exame de toque retal a partir dos 50 anos ou se tiver alguma familiar com câncer de próstata a partir dos 45 anos, pois quanto mais cedo o diagnóstico mais chance de cura.” Afirma.

Considerado raro em países desenvolvidos, o câncer de pênis afeta milhares de homens no Brasil, embora evitável, a doença atingiu pelo menos 10 mil brasileiros entre os anos de 2016 e 2020, são casos que além de deixar sequelas físicas e psíquicas, ás vezes irreparáveis, colocaram o país entre as cinco nações com os maiores números de ocorrências junto com Quênia, Egito e Índia. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, mesmo que menos frequente que outros tumores, como o de próstata, o câncer de pênis representa cerca de 2% de todos os cânceres e casos de neoplasias malignas diagnosticadas entre homens no Brasil.

O Dr. Túlio conta que o câncer de próstata está muito relacionado à higiene, por isso sua prevenção se inicia com água e sabão.

“Em parte se tem a questão da conscientização que é a prevenção do câncer de pênis que começa com água e sabão, ele é de fácil diagnóstico porque o próprio paciente pode notar uma ferida que apareceu. O tratamento é cirúrgico quando acontece, é uma cirurgia angustiante porque se tem a amputação parcial ou total do pênis por uma coisa que embora seja muito frequente é muito fácil de prevenir, o uso de preservativo é outro método para prevenção e também está ligado ao vírus do HPV então a vacina contra o câncer de colo uterino que deve ser aplicado em meninos e meninas também ajuda a prevenir o câncer de pênis, então se tem várias formas de prevenir e a questão da conscientização, não tem que ter vergonha, no inicio é bem simples de tratar e é mais fácil ainda de prevenir.” Explica.

A sua frequência acontece mais pela questão da conscientização, da higiene que é importante, ainda se tem uma taxa de mortalidade alta em torno de 450 mortes por câncer de pênis no Brasil, porém se tem uma alta taxa de cura quando diagnosticado no inicio de cerca de 80%.

Comentários

Leia também