Programa De Olho na Cidade

09/11/2021 - 11:03

Entenda como a metodologia Lego Serious Play é utilizada em empresas

Reportagens Especiais
Entenda como a metodologia Lego Serious Play é utilizada em empresas

Iniciou nesta segunda-feira (08) a Semana de Inovação de Feira de Santana, mais uma realização do Sebrae com vários palestrantes, entre eles Rubens Machado, co-fundador da Play in Company, empresa que aplica a metodologia LEGO Serious Play no Brasil.

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, da rádio Princesa FM, comandado por Jorge Biancchi, Rubens contou como a metodologia surgiu e sua chegada no Brasil.

“A metodologia Lego Serious Play foi criada pela Lego em parceria com a MIG de Genebra e o MIT, surgiu no final dos anos 90 em um período em que a Lego estava passando por uma crise muito grande, porque os videogames estavam entrando no mercado, roubando o tempo de brincadeiras das crianças, elas estavam preferindo ir para o videogame e com isso o CEO da Lego teve a ideia de utilizar o Lego para pensar em estratégias para resolver os problemas, então ele se associou com essas pessoas que já vinham desenvolvendo com eles essa base, focado em desenvolver estratégias com adultos e funcionou muito bem, chegando no Brasil em 2013 pela minha sócia Mirian Fávaro.  Nós usamos o Lego, com a metodologia Lego Serious Play, para provocar um aprendizado uma formativa, ou seja, as pessoas aprendem participando do processo, dessa maneira elas resgatam conhecimentos que elas têm, mas que não lembram, ao mesmo tempo em que conhecem coisas novas e fixam de uma maneira muito mais rápida, divertida, ágil e leve na memória.” Conta.

Ilustrar projetos da empresa com brinquedos pode facilitar o surgimento de novas ideias. Este é o princípio que a Play Company usa para oferecer consultoria com o método LEGO Serious Play.

“A gente fala que a gente trabalha com pensamento lateral, que é uma maneira de pensar um pouco diferente, a gente provoca ideias, a gente lança desafios, pessoas montam modelos e tem ideias, essas ideias geram resolução de problemas, novas oportunidades, estratégias, enfim, o Lego abre o canal de comunicação porque é uma metodologia projetiva, as pessoas ao invés de falar de problemas elas montam modelos e contam histórias, isso é ancestral porque a gente sempre contou histórias pra trazer o nosso legado e dar um sentido de unidade.” Explica.

O Lego Serious Play tem se difundido pelo Brasil através de workshops realizados pela empresa.

“A metodologia ela vem se difundindo a cada ano, muitas empresas já conhecem, a gente já fez muitos workshops, é uma metodologia que é totalmente acoplável com outros ritmos de aprendizagem, então as pessoas tem procurado aprender e utilizado bastante. Por enquanto ela está muito concentrada nos grandes centros, mas com iniciativas como essa do Sebrae, fica mais fácil de difundir essa metodologia.” Afirma Rubens.

Segundo Rubens a metodologia necessita de prática e investimento de tempo para que seja bem aproveitado.

“A gente tem algumas pessoas de empresas que fazem a formação, mas hoje pra empresa é mais vantajoso contratar uma consultoria do que formar pessoas dentro da empresa, porque para ser um facilitador da Lego Serious Play precisa que você faça um investimento de tempo e de peças e muitas vezes acontece que as pessoas dentro da empresa tem outros objetivos e não tem tanta dedicação pra aprender, o Lego Serious Play é uma coisa que a cada vez que você usa melhor e depende muito da formação pessoal e profissional de cada um.” Pontua.

Comentários

Leia também