Programa De Olho na Cidade

29/10/2021 - 10:59

Crise no transporte público de Feira de Santana

Jorge Biancchi

Estamos acompanhando com muita preocupação a crise no transporte público de Feira de Santana e não é algo novo, é uma preocupação antiga, uma crise que vem se estendendo ao longo dos anos em Feira de Santana. O fato novo é que a empresa Rosa entrou na justiça pedindo rescisão contratual.

A situação do transporte público da nossa cidade é difícil, tivemos empresas que já deixaram o transporte público, a 18 de Setembro e a Princesinha, novas empresas chegaram e estão enfrentando as mesmas dificuldades, talvez uma situação ainda mais grave do que a gente tinha antes, porque hoje a gente tem o efeito da pandemia, os constantes aumentos dos combustíveis, a queda no número de passageiros, tudo isso tem agravado a situação e o prefeito decertou estado de emergência no transporte público da cidade.

A crise já vinha acontecendo, ela só foi agravada e o nosso país, os nossos gestores, prefeitos, governadores, governo federal juntamente com os parlamentares precisam encontrar uma saída para o transporte público do país. Feira de Santana não é uma exceção, a situação aqui é grave, em outras grandes cidades também, o negócio está se mostrando inviável, temos a concorrência dos aplicativos se juntando as outras demandas que estão dificultando a situação do transporte público.

É preciso encontrar um novo modelo que venha atender a essa demanda, a gente sabe que o transporte público é ruim, mas ruim com ele, pior sem ele, imagine as cidades sem transporte público, uma cidade como Feira de Santana que não tem outros meios de transporte público, em Salvador, por exemplo, se tem o metrô que atende uma pequena parcela da cidade, as grandes capitais têm outras opções, mas na sua maioria é o transporte de ônibus que atende a população, então é preciso uma ampla discussão pra ver o que fazer para se ajudar esse seguimento e reinventar o transporte público de ônibus em nosso país.

Feira de Santana já vem dando sinais de crise no transporte público a muito tempo e acho que não dá mais pra “guardar o lixo debaixo do tapete” temos que encontrar alternativas e aqui a gente pede a união do governo juntamente com os vereadores e todos os envolvidos para que definitivamente se encontre uma solução.

Comentários

Leia também