Programa De Olho na Cidade

28/10/2021 - 13:52

Entenda como os procedimentos estéticos podem influencias na autoestima da mulher

Outubro Rosa
Entenda como os procedimentos estéticos podem influencias na autoestima da mulher

A busca por procedimentos estéticos é cada vez mais comum entre as mulheres. Os tratamentos são inúmeros para corpo, rosto, unhas ou cabelos e podem ser buscados por questões de saúde ou apenas para o bem-estar das clientes.

Em um tempo de rotina diária e tempo escasso, os cuidados com o exterior podem ser esquecidos, deixados para segundo plano, às vezes, prejudicando até a saúde mental. Em muitos desses casos, os procedimentos estéticos entram como grandes aliados, restaurando a relação entre a mulher e sua beleza.

O médico otorrino Artur Grinfeld também relaciona esse aumento na procura por procedimentos estéticos a maior acessibilidade às mídias sociais, onde o rosto aparece bastante.

“A gente viu ao longo anos que houve um aumento muito grande da procura desses procedimentos muito por conta das mídias sociais. Como hoje a gente tem uma gama enorme de acessibilidade às mídias sociais aonde o rosto, principalmente, aparece bastante, então aliado ao fato do ser humano estar envelhecendo mais tarde e vivendo mais, a gente vem experimentando uma procura muito grande pela estética.”

No mundo moderno alguns fatores podem estimular a perda da autoestima de muitas pessoas. Por exemplo, a mídia estipula alguns “padrões de beleza” que estão longe da realidade das pessoas e infelizmente essa percepção acaba prejudicando a autoestima desses sujeitos que por algum motivo, na maioria das vezes, já estavam fragilizados. Dessa forma, o Dr. Artur afirma que é preciso potencializar o que cada rosto tem de melhor.

“A gente tem que procurar melhorar e potencializar o que cada rosto tem de melhor pra nos dar e não fazer uma comparativa com um vizinho ou uma amiga que operou e eu acho que isso é uma filosofia muito atual da nossa área.”

O cirurgião plástico pode auxiliar nesse momento através de uma conversa com o paciente. “Através de um bate papo, o cirurgião consegue perceber o que a gente chama de certo dimorfismo, então é interessante que quando percebido isso a pessoa esteja muito certa sobre essa mudança e entender o que irá ocorrer então muitas vezes a gente percebe uma falta de maturidade para uma mudança estética, mesmo que ela seja pra melhor. A gente tem paciente que mesmo que o próprio cirurgião ou outras pessoas enxerguem que aquela região esteja mais adequada, a própria pessoas não enxerga daquele jeito.”

A autoestima é extremamente importante para as mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama, dando mais confiança para essas mulheres.

“A gente vê que tem algumas situações que fogem do padrão e ficamos um pouco triste, levando até à situações de distúrbios emocionais, então a gente percebe que os procedimentos estéticos melhoram muito a autoestima, claro que de forma segura e não exagerada é muito bacana, levando inclusive a uma melhora no tratamento da doença base do câncer, porque quando a gente tá com autoestima, confiante, a gente percebe que tudo começa a dar certo.”

Comentários

Leia também