Programa De Olho na Cidade

14/10/2021 - 12:15

Em recuperação, setor de serviços cresce na Bahia e chega a patamar pré-Covid

Bahia
Em recuperação, setor de serviços cresce na Bahia e chega a patamar pré-Covid
Foto: Licia Rubinstein/Ag. IBGE
Levantamento divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (14) trouxe resultados animadores com a volta do crescimento do setor de serviços em todo o país. Os dados de agosto deste ano mostram que os serviços baianos cresceram 1,7% em relação ao mês anterior, de julho. Já o Brasil apresentou um leve crescimento de 0,5%, recebido com ânimo após duas retrações seguidas.
 
Em comparação com o ano de 2020, grandes números passam a surgir. Esses dados são reflexos das altas retrações sofridas no setor durante o auge da pandemia de coronavírus. O setor de serviços prestados às famílias teve alta de 189,8% em agosto quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.
 
O turismo baiano também foi destaque em comparação com agosto do ano passado - com aumento de 151,2%, o maior do país -, porém em relação ao mês de julho, o estado ficou com resultado abaixo do registrado no país como um todo - apenas 1,4% em comparação com 4,6%. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o turismo na Bahia também mostrou estar resgatando força, com um resultado muito superior ao do país - 42,9% em comparação com 17,7%.
 
No confronto interanual, por fim, a Bahia teve o terceiro maior crescimento do país, com 26,8%. Na frente estão Sergipe e Alagoas, com 29,4% e 45,5% de crescimento, respectivamente.
 
*Metro 1

Comentários

Leia também