Programa De Olho na Cidade

13/10/2021 - 08:18

Especialista fala sobre a importância do brincar para as crianças

Saúde
Especialista fala sobre a importância do brincar para as crianças

As brincadeiras desenvolvem, constrói pensamentos, o jeito de ser, ajuda a criança a interagir com a realidade, expressar sentimentos, desenvolve identidade, autonomia, são inúmeras as possibilidades que essa criança tem em uma brincadeira.

O ato de brincar ainda não é visto pela população como algo fundamental ao desenvolvimento infantil, sendo considerado apenas mais uma forma de se divertir e passar o tempo.  Segundo a psicóloga e pedagoga Thammy Cristina, é no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais.

“As brincadeiras são de fundamental importância, existem sim muitas brincadeiras virtuais que surgiram mesmo antes da pandemia, mas em favorecimento das brincadeiras que exigem mais das crianças em relação ao corpo, ao desenvolvimento infantil é imprescindível.” Explica.

A especialista falou também do papel essencial dos adultos de estimular as crianças e proporcionar condições favoráveis para que o brincar livre ocorra da melhor forma possível.

“Hoje não temos mais as crianças brincando na rua como antigamente por conta de todo o perigo, de tudo que a sociedade hoje infelizmente nos pede pra fazer em relação a cuidado, mas ainda temos o quintal de casa, o condomínio que tem uma área de lazer e que pode ser utilizada pelos pais, pra mostrar para as crianças que a gente ainda pode se divertir sem uma tela por perto.” Afirma.

Ainda de acordo com Thammy, o brincar adequado proporciona mais autonomia e independência para os indivíduos.  As brincadeiras devem incentivar a criança a encarar novos desafios, a se superar e perder medos, entender regras, ter paciência e a perceberem que é prazeroso aprender.

Comentários

Leia também