Programa De Olho na Cidade

01/10/2021 - 12:50

Conheça a história dos cinemas de Feira de Santana

Feira e sua História
Conheça a história dos cinemas de Feira de Santana

O acervo cultural de Feira de Santana é de uma riqueza imensurável em todas as linguagens artísticas e o cinema é uma delas. Segundo o jornalista Dimas Oliveira, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia para o projeto Feira de Santana e sua História, o jornalista Dimas Oliveira contou sobre a evolução dos cinemas de Feira de Santana.

OS registros demostram que há 100 anos existia em Feira de Santana 2 salas de exibição de filmes, o Cine Teatro Santana e o Cine Elite.

“Os registros memoriais dão conta de que em 1921 existia em Feira de Santana o Cine teatro Santana, que era situado na Rua Conselheiro Franco e também se tem notícia de que em frente a esse cinema existia uma sala concorrente que era o Cine Elite. Naquela época o cinema era mudo e os filmes levavam de 3 a 4 anos para chegar a nossa cidade.” Relata Dimas.

Nos anos 40 foi construído em nossa cidade uma o Cine íris, que foi montado por um grupo de empresários e possuía mais de mil lugares, número alto para uma cidade do interior.

“Em 1958, o Íris sofreu uma reforma para que fosse instalado o sistema de tela grande e o filme inaugural foi Trapézio.” Explica.

O ano de 1958 foi marcado pela construção de mais dois cinemas, o cine Santanópolis que foi inaugurado com o musical Sinfonia Interrompida e o Cine Madrid, um cinema menor com cerca de 300 lugares, que funcionava na Rua Castro Alves. Segundo Dimas Oliveira, infelizmente desse cinema não restou nenhum imagem que mostrasse como ele era.

“Em 1972 o Santanópolis foi reformado e voltou em 1973 com o nome de Cine Timbira e com a capacidade reduzida para 980 lugares, essa sala foi inaugurada com um lançamento mundial que foi o filme italiano chamado Por uma graça recebida, que foi premiado internacionalmente.” Conta.

Em 2001, veio a era Multiplex com as salas do Oriente Cineplace no shopping que ainda era Iguatemi com sete salas.

“O Oriente Cineplace completou agora 20 anos de atividades em nossa cidade, mas recentemente surgiram as salas do Outlet e também do Shopping Avenida.” Afirma.

Comentários

Leia também