Programa De Olho na Cidade

01/10/2021 - 06:33

Com cerca de 4 mil alunos por ano, Cuca celebra 26 anos em Feira

Feira e sua História
Com cerca de 4 mil alunos por ano, Cuca celebra 26 anos em Feira

Juntamente com o aniversário de Feira de Santana, o Centro Universitário de Cultura e Arte completa 26 anos também no mês de setembro. O CUCA é um centro cultural fundado em 1995 e pertencente à Universidade Estadual de Feira de Santana, em entrevista para o projeto Feira de Santana e sua História, o professor e diretor do CUCA, Aldo Moraes, ressaltou a importância da instituição não apenas para a comunidade interna da UEFS, mas para a comunidade em geral.

“Sempre bom lembrar que o CUCA é um setor da Universidade Estadual de Feira de Santana, então quando a gente tá falando do CUCA a gente tá falando da UEFS e eu sempre costumo dizer que o CUCA é, muitas vezes, o primeiro contato que boa parte da população tem com a nossa universidade e com um papel de desenvolver a política cultural da universidade junto a população feirense, são poucas as universidades que tem uma unidade exclusivamente dedicada ao fomento da cultura junto a sua comunidade acadêmica e ainda voltada para o público externo.” Ressaltou.

O CUCA atendia, antes da pandemia, cerca de 2 mil alunos por semestre, além disso sua programação contava também com shows e espetáculos que atraia mais de 60 mil pessoas.

“Eu diria que é a comunidade feirense que dá vida ao CUCA, como eu disse, a maioria das instituições tem promoções de ações culturais voltadas para o seu público interno, mas o CUCA sempre foi voltado para fora a comunidade em geral, além das oficinas temos os nossos shows, nossos espetáculos teatrais, tudo isso reúne anualmente mais de 60 mil pessoas, então de fato quem dá vida ao CUCA é o público feirense.” Afirmou.

Ainda de acordo com o diretor, as comemorações do aniversário do CUCA terão que esperar até o próximo ano por conta do perigo que as aglomerações ainda representam.

“Esse ano, assim como no ano passado, nós não pudemos fazer essa celebração, até porque o evento que marca o aniversário do CUCA é o Aberto do CUCA, mas por conta das restrições em relação a aglomeração e ao perigo que ainda representam nós não podemos fazer o evento, então estamos aguardando para o próximo ano para quando voltarmos podermos fazer uma celebração com o público presente que é aquilo que estimula as pessoas.” Disse.

Com a pandemia o CUCA precisou se adaptar ao virtual, mas não parou suas atividades em nenhum momento, ampliando o alcance de suas ações e alcançando mais de 30 mil pessoas virtualmente.

Comentários

Leia também