Programa De Olho na Cidade

08/08/2021 - 12:11

Mercado de energia solar avança em Feira, aponta especialista

Chame o Síndico
Mercado de energia solar avança em Feira, aponta especialista
Atraídas pelo aumento da demanda por energia solar, muitas empresas se lançam nesse mercado todo mês no país. Entre 2019 e 2020, o segmento teve expansão de 60%. Não sendo diferente em Feira de Santana e região. 
 
A energia solar tem uma série de benefícios. Desde questões mais práticas, como a redução na conta de energia até os investimentos em sustentabilidade. Segundo o engenheiro André Lima, para iniciar o processo de migração é necessário apenas uma conta de energia.
 
“Todo processo ele se dá inicialmente com uma análise preliminar da conta de energia, independente disso há um projeto de viabilidade técnica, econômica e da geração de energia e a partir dessa tríade ela é aprovada.” 
 
O engenheiro ainda esclarece que quando um sistema de energia solar é instalado em uma propriedade esse sistema se mantém paralelo à rede da Coelba, porém toda a energia excedente ao seu consumo é injetada na rede pública e convertida em créditos que podem ser utilizados por até 60 meses.
 
“Com esses créditos, você pode abater a energia utilizada pela rede à noite ou em dias de baixa incidência solar, por exemplo. Como você, literalmente, injeta energia na rede da Coelba, essa energia é pega de volta no formato de quilowatt-hora.“
 
A geração de energia solar por meio da instalação de painéis solares anda lado a lado com a sustentabilidade. Ao utilizar esse sistema há a contribui para a conservação dos reservatórios e do meio ambiente.
 
A manutenção de um sistema de energia solar fotovoltaica é simples, mas extremamente importante. Como estão expostos e funcionando ao longo de 12 horas diárias, é importante realizar a sua limpeza e manutenção com certa periodicidade. Segundo André, esse investimento tem duração garantida de pelo menos 25 anos.

Comentários

Leia também