Programa De Olho na Cidade

06/08/2021 - 16:23

Programa Jornal do Meio Dia realiza roda de conversa em homenagem ao dia dos pais

Dia dos Pais
Programa Jornal do Meio Dia realiza roda de conversa em homenagem ao dia dos pais
Foto: Danillo Freitas
Em homenagem ao dia dos pais que será comemorado domingo (08), o programa Jornal do Meio Dia da Rádio Princesa FM desta sexta-feira (6) preparou uma roda de conversa para celebrar a data. Participaram da roda o cantor, compositor e empresário Cássio Sampaio, o farmacêutico e empresário Fabrício Cerqueira e o pastor e psicólogo Maroel Bispo.
 
O perfil das famílias brasileiras mudou bastante nos últimos anos e isso altera também as relações entre pais e filhos. Em dez anos, a queda do número de filhos por família chegou a 10,7% no Brasil.
 
 
Para Fabrício Cerqueira, pai de Maria Flor de 3 anos, a realidade em que a maioria das pessoas estão inseridas contribui para que essa diminuição no número de filhos.
 
“Do meu avô pra mim tem uma diferença de 13 filhos e a gente observa que antigamente os irmãos também ajudavam muito a criar os filhos, meus avós tiveram 14, mas os filhos mais velhos já ajudavam a cuidar dos mais novos. Hoje a gente vive uma realidade diferente onde todo mundo cada um vai seguir a sua vida e naturalmente começa a ter uma realidade de menos filhos, já que está todo mundo muito ocupado.” Relatou.
 
Pais de gerações diferentes, durante a roda de conversa os convidados discutiram a respeito das mudanças no modo de criar os filhos com o passar dos anos, principalmente com as transformações nas relações, no trabalho e na tecnologia. O pastor Maroel Bispo, pai de dois filhos de 30 e 27 anos, observa mudança na forma de educar os filhos, antes com a educação centrada na vivência dos pais.
 
 
“Eu tive uma educação dos meus pais muito rígida e com o passar dos tempos a gente foi aprendendo a lidar melhor com os nossos filhos, houve certa flexibilização, tanto que hoje nossos filhos tem mais abertura pra falar com a gente, antigamente eu tinha dificuldade pra falar com meu pai sobre namoro, sexo, era um tabu na época e meus filhos já tiveram essa abertura de falar comigo.” Afirmou.
 
Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras. 
 
“São coisas que eu fazia tranquilamente na minha época e que infelizmente não posso porque são muitos carros e ainda a questão de deixar os filhos na rua, eu tenho essa preocupação, mas temos que respeitar as épocas.” Afirma o cantor Cássio Sampaio, pai de dois filhos de 9 e 10 anos.
 
 
Um dos maiores desafios dos pais modernos é conciliar os mais diferentes âmbitos da vida com a participação na vida dos filhos. Fabrício Cerqueira ressaltou a importância de ter um tempo de qualidade com o filho.
 
“Eu sabia que a partir do momento que eu realizasse o sonho de ser pai eu teria que abdicar de algumas coisas. Entendendo isso eu procuro sempre ter um tempo de qualidade com Maria Flor, um tempo de total dedicação, que deixo o celular de lado e dê atenção de fato, porque o tempo passa rápido.” Ressaltou.

Comentários

Leia também