Programa De Olho na Cidade

15/07/2021 - 09:12

Bancários e funcionários dos Correios serão incluídos no Plano Nacional de Vacinação

Momento Sindical
Bancários e funcionários dos Correios serão incluídos no Plano Nacional de Vacinação
Foto: Reprodução/Contrafcut (Foto tirada antes da pandemia)
Rafael Marques 
 
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (15) a inclusão dos agentes bancários e trabalhadores dos Correios como público prioritário no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde. A nota técnica indica que as cidades devem reservar 20% das vacinas recebidas, para que sejam aplicadas nos trabalhadores dos bancos. 
 
A presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Sandra Freitas, informou que a categoria vai se reunir com o secretário municipal de saúde Marcelo Brito nesta quinta para discutir os próximos detalhes. 
 
“A luta vale a pena. Estamos felizes porque temos a consciência e a certeza de que com a vacinação iremos conter a proliferação do vírus. 60% dos bancários ainda não foram vacinados e estão na linha de frente correndo riscos. Essa vitória é nossa e do povo”, disse Sandra. 
 
O presidente do sindicato dos bancários da Bahia, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), se manifestou através de um vídeo publicado hoje, segundo ele, a autorização, "finalmente", aconteceu após muita luta do grupo. "Falei com o secretário estadual de Saúde (Fábio Vilas-Boas) e ele me confirmou que na última reunião da CIB foi incluída a categoria no plano", afirma Vasconcelos. 
 
A medida, publicada nesta quinta no Diário Oficial da União (DOU), também foi discutida e confirmada pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), integrada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 
 
Confira abaixo a nota publicada pelo Sindicato dos Bancários de Feira de Santana.
 
“A mobilização da categoria gerou frutos! O governo Federal publicou na noite desta quarta-feira (14) o 28º Informe Técnico que orienta estados e municípios a destinar 20% das doses para bancários e trabalhadores dos Correios. Grande vitória de nossa mobilização com o apoio dos sindicados e da sociedade. Garantia a antecipação da vacinação é salvar vidas que poderiam ser prédicas para a Covid”.
 
Com informações do Metro1

Comentários

Leia também